SOCIOLOGIA E GEOGRAFIA


O principal tema deste capítulo e do próximo é, de fato, o da relação entre a herança biológica e a herança cultural da humanidade. As questões relevantes são: o que distingue os seres humanos dos animais? De onde provêm as nossas características distintivamente «humanas»? Qual a natureza da natureza humana? Estas questões são cruciais para a Sociologia, porque são as bases de todo o seu campo de estudo. Para lhes responder, devemos analisar tanto o que os humanos têm em comum como as diferenças entre as diversas culturas.

As variações culturais entre seres humanos estão ligadas a diferentes tipos de sociedade [...].»

7.1.1 Sociologia urbana

É o ramo da Sociologia que trata do estudo das relações sociais (entre indivíduos, grupos e agentes sociais) dentro do espaço urbano. Constitui-se de forma geral como a base dos estudos sobre as Cidades. A sociologia urbana é usada como disciplina de fundamentação para profissões e matérias diversas, como o planeamento urbano, a arquitectura, o urbanismo, a Geografia e a economia. E Escola de Chicago é a maior influência no estudo da sociologia urbana e ainda que tenha estudado cidades no início do séc. XX, continua sendo reconhecida como importante fonte para a análise dos centros urbanos.

7.1.2 Geografia urbana

Tem como objecto de estudo principal das cidades e os seus processos de produção urbana. Isto é: como a cidade se reproduz, como as pessoas se aglomeram sob determinadas lógicas sociais, produzindo assim tecidos urbanos. A sucessão dos tempos faz com que diversas lógicas sobrepostas estejam presentes em um mesmo espaço. Há lógicas dominantes, mas estas possuem uma historicidade, intensidade e duração. Cada nova lógica encontrará a resistências de todas as outras anteriores que ainda conseguirem deixar rastros físicos. "A cidade é uma sucessão de tempos desiguais." (mais ou menos isso), dita por Milton Santos. É esta sucessão de tempos desiguais que permite falar em diferentes fases de crescimento urbano. Fases estas que acompanham a evolução da economia do respectivo pais em que se encontram, moldando desta forma a sua rede urbana consoante o grau de desenvolvimento atingido.

7.1.3 Arquitetura

A arquitectura manifesta-se de dois modos diferentes: a actividade (a arte, o campo de trabalho do arquitecto) e o resultado físico (o conjunto construído de um arquitecto, de um povo e da humanidade como um todo). A arquitectura enquanto actividade é um campo multidisciplinar, incluindo em sua base a matemática, as ciências, as artes, a tecnologia, as ciências sociais, a politica, a história, a filosofia, entre outros. Sendo uma actividade complexa, é difícil conceituá-la de forma precisa, de forma que a palavra tenha diversas acepções e a actividade tenha diversos desdobramentos. Actualmente, o mais antigo tratado arquitectónico de que se tem notícia, e que propõe uma definição de arquitectura, é o do arquitecto romano Marco Vitrúvio Polião. Em suas palavras:

"A arquitectura é uma ciência, surgindo de muitas outras, e adornada com muitos e variados ensinamentos: pela ajuda dos quais um julgamento é formado daqueles trabalhos que são o resultado das outras artes."

A definição de Vitrúvio, apesar de inserida em um contexto próprio, constitui a base para praticamente todo o estudo feito desta arte, e para todas as interpretações até a actualidade. Ainda que diversos teóricos, principalmente os da modernidade, tenham conduzido estudos que contrariam diversos aspectos do pensamento vitruviano, este ainda pode ser sintetizado e considerado universal para a arquitectura (principalmente quando interpretado, de formas diferentes, para cada época), seja a actividade, seja o património. Vitrúvio declara que um arquitecto deveria ser bem versado em campos como a música, a astronomia. A filosofia, em particular, destaca-se: de fato quando alguém se refere à "filosofia de determinado arquitecto" quer se referir à sua abordagem do problema arquitectónicos. O racionalismo, o empirismo, o estruturalismo, o pós-estruturalismo e a fenomenologia. São algumas das direcções da filosofia que influenciaram os arquitectos.

7.1.4 Arquitetura) Definição moderna

Uma definição precisa de arquitectura é impossível, como já foi ressaltado, dada a sua amplitude. Como as demais artes e ciências, ela passa por mudanças constantes. No entanto, o excerto a seguir, escrito por Lúcio Costa, costuma gozar de certa unanimidade quanto à sua abrangência.

"Arquitectura é antes de mais nada construção mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. E nesse processo fundamental de ordenar e expressar-se ela se revela igualmente Arte Plástica, porquanto nos inumeráveis problemas com que se defronta o arquitecto, desde a germinação do projecto, até a conclusão efectiva da obra, há sempre, para cada caso específico, certa margem final de opção entre os limites - máximo e mínimo - determinados pelo cálculo, preconizados pela técnica, condicionados pelo meio, reclamados pela função ou impostos pelo programa, - cabendo então ao sentimento individual do arquitecto, no que ele tem de artista, portanto, escolher na escala dos valores contidos entre dois valores extremos, a forma plástica apropriada a cada pormenor em função da unidade última da obra idealizada.

("A intenção plástica que semelhante escolha subentende é precisamente o que distingue a arquitectura da simples construção." COSTA, Lúcio 1902/1998. Considerações sobre arte contemporânea (1940). In: Lúcio Costa, Registo de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995. 608p.il.).

Esta definição é entendida como um consenso pois ela resume praticamente toda uma metade de século de pensamento arquitectónico: a visão de Lúcio Costa sintetiza as várias teorias propostas por arquitectos pertencentes à arquitectura moderna. Dado que o moderno procurou se colocar não como mais um entre vários estilos, mas como efectivamente a arquitectura, e sua visão de mundo tornou-se predominante, ela tornou-se por fim um consenso. A teorização proposta pela arquitectura moderna engloba, no entanto, também toda a arquitectura produzida antes dela, já que ela manifesta claramente que a arquitectura surge de um programa, incorporando as variáveis sociais, culturais, económicas e artísticas do momento histórico. Na medida em que os momentos históricos são heterogéneos, a definição moderna da arquitectura não ilegítima nenhuma outra manifestação histórica, mas ativamente combate a cópia de outros momentos históricos no momento contemporâneo.

Comentários

  1. A interação social é o resultado de constante relacionamento entre indivíduos através de contato e comunicação.INTERAÇAO SOCIAL SIGNIFICA VOCE INTERAGIR NA SOCIEDADE OU MELHOR FAZENDO AÇAO SOCIAL QUE è VOCE COLABORAR COM ASOCIEDADE E AJUDAR NO DESENPENHO DE UMA SOCIEDADE MELHOR.!

    ASS:BRUNA CAROLINE TESSARI,MYLENA BELLOTTO E RENATA.(1ano 3)CASIMIRO DE ABREU.08/04/2010.

    ResponderExcluir
  2. A arquitetura é manifesta sobre dois modos,o de actividade e fisíco.A arquitetura se faz uso de várias bases tais como:Matemática,ciências,artes, tecnologia,ciências sociais,politica,história, a filosofia.É difícil conseituar "arquitetura",mas faço das minhas palavras,as palavras de Marco Vitrúvio Polião sobre a conceitualização de arquitetura.
    De:Michael Schmidt França
    Série:1º3
    Escola:E.E.B Casimiro de Abrel

    ResponderExcluir
  3. interaçoes sociais:significa o termo de sociedade na interação de uma qualidade modificada com termos de interagir usufluir em uma forma qualificada de açao social em uma qualidade extremamente complexa,e modificar uma sociedade internamente exclusa de um modo que todos adquiram uma mesma interaçao como todos em um só.
    ex:mendingos sem registros e ricos muito bem associados a uma sociedade.com nossas palavras digamos que uma pessoa ela so pode adquirir um ensino se o ensinador quizer ensinar caso assim ele nao quera sera obrigado porque esta dependendo de uma sociedade totalmente interna e muito bem aceita pela legislaçao de toda uma populaçao.
    È dificil conceituar essa palavra"INTERAÇOES SOCIAIS".pois o que tinha para dizer na verdade "FOI" T-O-T-A-L-M-E-N-T-E.excluido quando estavamos tentando logar na rede e foi perdido no meio do caminho para seu blog querido "professor"nos desculpe se isso nao estiver muito bom pois fizemos nosso possivel para agradar o senhor .....P-E-R-D-Ã-O.!!!

    ASS:BRUNA TESSARI,MYLENA BELLOTTO,JENIFFER,RENATA.
    SERIE:1-ANO3
    E.E.B CASIMIRO DE ABREL
    08/04/2010. (16:45h)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sociologia urbana:Então, é o estudo das relações sociais que estuda o espaço publico, que tem em mente pesquisar como anda o desenvolvimento geográfico.
    Exemplo:Taxa de natalidade,taxa de mortalidade, analfabetismo etc...
    Também é usada em arquitetura e na economia, serve para discultir como vai ser tal coisa.
    De:Allan Aléx Nunes Lohn
    Série:1ª3
    E.E.B Casimiro De Abrel

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Temas fundamentais que são o espaço, o tempo e o número. Analisar os pontos de contato das duas ciências quando o tema gira em torno do estudo da quantificação e localização dos grupos sociais, ou então quando o objeto é definir uma sociedade global em si mesma ou em relação ao espaço. Enfim, serve para confrontar as experiências dos sociólogos e geógrafos na organização do território e do urbanismo.

    2º2
    Casimiro de Abreu.
    Amanda Caroline Maciel Ferreira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas