TRABALHO E HOMEM

SOCIOLOGIA 1º ANOS

TRABALHO E SOCIEDADE AO LONGO SOCIEDADE AO LONGO SOCIEDADE AO LONGO SOCIEDADE AO LONGO DA HISTÓRIA MUNDIAL HISTÓRIA MUNDIAL HISTÓRIA MUNDIAL HISTÓRIA MUNDIAL

Ao analisarmos o homem enquanto indivíduo que se relaciona socialmente é perceptível
que o trabalho sempre esteve presente nessas relações. Por um lado o homem fez do trabalho cenário para a exploração e discriminação de diversas categorias, com o surgimento da troca de mercadorias, e que foram intensificadas com o advento do sistema capitalista. Por outro lado, a capacidade de alterar a natureza de acordo com a necessidade humana é que o diferencia dos outros animais, fazendo com que sua criação seja parte dele, com traços de identidade.
Percebemos que nos dias de hoje o homem tem se afastado da criação no trabalho e não se reconhece na mercadoria que produziu. Isso faz parte do processo de alienação do trabalhador, decorrendo uma série de conseqüências em sua vida social. Por isso o trabalho continua enquanto elemento central para compreender nossa sociedade.
A proposta desse tema é apresentar as diversas faces do trabalho na sociedade mundial, e a importância dessa atividade como elemento de transformação humana, relacionando-o com as diferentes questões sociais. Tomaremos como fundamentação teórica principal, textos de teóricos marxistas, ou do próprio Karl Marx, que teve como elemento central em suas obras o Trabalho e suas implicações na formação das sociedades longo de sua história. O caminho percorrido inicia-se com a apresentação do conceito de trabalho, e a importância dessa atividade como elemento de transformação humana, relacionando-o com as diferentes questões sociais. Tomaremos como fundamentação teórica principal, textos de teóricos marxistas, ou do próprio Karl Marx, que teve como elemento central em suas obras o Trabalho e suas implicações na formação das sociedades.




GLOBALIZAÇÃO

Diante das aceleradas transformações que presenciamos nesse final de século, a recorrência ao conceito de globalização como fator explicativo parece estar presente em todas as reflexões que pretendem buscar as “novas bases” em que se estrutura a vida humana no planeta.
A idéia da globalização está presente nos fatos e interpretações relativos a tudo que é internacional e as ciências sociais estão sendo desafiadas por essa problemática. O conjunto destas transformações parte, como pode ser visto, principalmente de um impulso inovador que se opera no mundo da produção e da configuração que assume o capital. No entanto, adquire um poder de abrangência que acaba por atingir outros aspectos da vida social, contribuindo para a construção de uma nova realidade que tende a ser interpretada como um processo global compreendido a partir do conceito de globalização.
Nesta nova divisão do mundo, percebe-se a globalização estabelecendo novos conceitos e percepções, como no contexto ecológico em que indica uma nova forma de pensar e de atuar, prevalecendo os interesses dos bens comuns da humanidade. Isso requer uma visão global e indivisível do ecossistema, o que não ocorre devido às divisões de soberanias e interesses nacionais fechados, ou entre países ricos, detentores de altas tecnologias, e países pobres e médios, sem peso e influência internacionais. Isso demonstra os novos rumos que a globalização tem direcionado o mundo.
No entanto, não podemos deixar de destacar que a Globalização compreende o fluxo monetário e de mercadoria, porém ela implica também na interdependência dos países e das pessoas, além da uniformização de padrões e está ocorrendo em todo o mundo, também no espaço social e cultural. É chamada de "terceira revolução tecnológica" (processamento, difusão e transmissão de informações) e acredita-se que a globalização define uma nova era da história humana.

Comentários

  1. falar sobre o homem é especificar um mundo onde ele,tenta criar sua própria natureza que é chegar no seu próprio espaço onde ele tende desde a pré-história criar suas próprias convivências,quando se fala do homem você deve pensar de todos os
    outros destruidores o homem é a ação de todos eles,é também não só o destruidor de nosso patrimônio o planeta,mas ele é sim o simbolo de desenvolvimento que marca a história da humanidade,então do meu ponto de vista o trabalho do homem é a construção de um mundo onde ele o HOMEM é tudo que quase constitui o planeta....que chamamos de terra.

    nome:BRUNA CAROLINE TESSARI
    série:1-ANO 03
    escola:CASIMIRO DE ABREU

    (SITE FALANDO SOBRE ESSE ASSUNTO)
    http://www.ipepe.com.br/trabalho.html

    ResponderExcluir
  2. A RELAÇAO ENTRE O HOMEM E O TRABALHO SURGIU COM A TROCA DE MERCADORIAS,
    QUE FOI INTENSIFICADO COM O SISTEMA DO CAPITALISMO,COM O TRABALHO A MERCADORIA PERDEU SUA
    FORMA ORIGINAL E SE TORNOU UM PRINCIPIO DA SOCIEDADE IMPLICANDO EM SUA FORMAÇAO.ENTAO O HOMEM CONSTRUIU E CONSTITUIU A SOCIEDADE E O CAPITALISMO COMO UMA FORMA DE MANTER O EQUILIBRIO DO SEU PROPRIO SISTEMA. ;)
    NOME:MYLENA BELLOTTO.
    SÉRIE:1°3.
    ESCOLA:CASIMIRO DE ABREU.

    ResponderExcluir
  3. A relação do homem com o trabalho vem desde os primórdios dos tempos,o homem não mais se autocompreende sem a referência ao trabalho.A realização do homem moderno depende grandemente da sua vinculação ao trabalho,uma vez que este passa a ser ao mesmo tempo fator de sobrevivência,de humanização ,de integração social,de auto-estima e de utilidade social. PELO TRABALHO O HOMEM DESTRÓI O NATURAL E SE FAZ SEMPRE MAIS HUMANO.



    NOME: Elizabete castro

    Série:1 ano 3

    Escola: Casimiro de Abreu

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O homem é um fruto do trabalho, como próprio fruto do trabalho é, nada mais certo que ele trabalhe. O trabalho sempre foi necessario e continua sendo até hoje, só que, muitas pessoas tem uma idéia errada sobre o trabalho. Existem pessoas que não vivem, apenas trabalho, não podemos jungar elas pois tem suas decições, mas emfim o fato do trabalho tem trazido a exploração isso ja era previsto que acontecesse.


    NOME:ALLAN ALÉX NUNES LOHN >>NexuS<<

    SERIE:1ª3

    ESCOLA:E.E.B CASIMIRO DE ABREU

    ResponderExcluir
  6. Claro muitos dizem que a Terra surgiu de uma explosão , outros já dizem que foi Deus que criou tudo , cada um com sua fé . Mas se pararmos para pensar , se não fosse a ação do homem , será que poderíamos chamar isso de " mundo " , o nosso espaço sofisticado ?
    Acho que não.Pois o homem criou muitas coisas , utilizadas para facilitar nossas vidas , a cada dia está mais realizado , isso é o que chamamos de modernismo . Não se pode dizer que muita coisa mudou , e sim TUDO , tudo ficou mais ágil .
    Mas também se analisarmos pelo outro lado , o ser humano , o HOMEM , apesar das muitas melhorias que trouxe para o nosso dia-a-dia , também está acabando com o nosso tão sofisticado mundo . Não posso defender nenhum dos dois lados , pois eles andam juntos , um necessita do outro .

    Nome:Marielle Frühauf de Moraes
    Série:1º3
    Escola:Casimiro de Abreu

    ResponderExcluir
  7. Trabalho é gastar energia, nada melhor do que escravizar as pessoas pra trabalharem.
    Mas hoje o trabalho quer dizer crescimento, tanto na área financeira como sentimental também. Enfim, é um assunto legal de ser debatido.


    Nome:Emerson Alves
    Série:1º3
    Escola:E.E.B Casimiro de Abreu

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Falar do homem e do trabalho é algo muito específico, não resta dúvidas de que o homem nada mais faz do trabalho uma forma de sobrevivência, porque é do seu próprio trabalho que ele tira seu sustento.Mas é claro que esse trabalho influência muito na alteração da natureza.Mas e se não fosse nada modificado na natureza ? Será que hoje teriamos um mundo mais moderno ? Isso é evidente que não, se nada fosse alterado na natureza hoje nós estariamos vivendo como antigamente, sem globalização e sem modernismo; Mas é claro que não se pode destruir a riqueza mais preciosa que tem que é a nossa "Natureza," só que necessitamos do que ela nos oferece, para que possamos cada vez mais nos tornar mais globalizados e modernos. E sem acabar com nosso bem mais precioso, assim fazendo de modo com que o homem saiba agir corretamente de acordo com o espaço em que vive.

    Nome: Maiuli Ozeika
    Série: 1º4
    Escola: E.E.B Casimiro de Abreu

    ResponderExcluir
  10. O processo de aprofundamento da integração econômico e social dos países do mundo é um fenômeno observado na necessidade de formar uma "aldeia global" que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.Ex:o surgimento do computador,antes era dificil se comunicar de um lugar para outro,agora tudo é mais facíl com a internet e o computador você pode estar conectado com todo mundo mais em todo bem sempre à um lado mal.


    NOME: Maria Carla Carneiro

    SÉRIE:1 ano 3

    ESCOLA: Casimiro de Abreu

    ResponderExcluir
  11. A relação do homem com a sociedade sempre existiu e o trabalho esteve sempre presente em todas as eras .ele é necessário e com o surgimento do capitalismo essa necessidade aumentou.O ser e o não ser do homem depende dele como trabalhador e traz consequências em sua vida social em suma,o homem depende mais do trabalho do q ele mesmo imagina ou quer admitir...

    (é noix Peixe)
    (L)

    Nome: Pablo demeneck
    Série:1º4
    Escola: Casimiro de Abreu.

    ResponderExcluir
  12. o trabalho sempre teve presente na vida do homem.o HOMEM muitas vezes produz e nao reconheçe seu proprio trabalho.Na vida do homem o trabalho é importante pro seu proprio bem tanto no lado financeira quanto no lado social.Como ja era uma vez eata voltando o periodo de exploraçao,à certas vezes em q o HOMEM se AUTO EXPLORA para tentar ser reconhecido e muitas vezae acontece de nem se notado....
    deu boah Zéh??!!!;)''é noix q tá''

    Nome:gisele abreu!
    Série:1º3
    Escola: Casimiro de Abreu.

    ResponderExcluir
  13. A Globalização está propondo novos conceitos e percepções.
    Um exemplo é o contexto ecológico onde os interesses e bens comuns da humanidade são postos em 1° lugar. Deixando de lado os soberanos, interesses fechados entre países ricos. Nesse caso todos os países participam, sejam ricos ou pobres.


    - Maryhellen Andrad0e Lima 1°7

    ResponderExcluir
  14. Por sua vez o homem tem sido no mesmo tempo ameaça e rendimento para asociedade. com sua capasidade e inteligência para novos avanços.Mas não podemos falar em homem sem comentar um pouco sobre a natureza pois é nela que o homen vem realizando seus inumeros trabalhos , a palavra nesse caso não é bem natureza pelas tantas mudanças que vem ocorrendo com ela podemos chama-lá de tranformadora . O que seria do homem sem a"natureza" como alguem pode destruir algo que te beneficia tanto é mas no seculo XXI o que fala mais alto é o dinheiro, e quando tudo isso acabar será que o homem vai continuar a desenvolver suas novas invensões.
    HOMEN AMEAÇA?OU RENOVAÇÃO?.

    NOME:GISELE MENDES
    SERIE:1.3
    ESCOLA:CASIMIRO DE ABREU

    ResponderExcluir
  15. Globalização , está presente em todos os fatos interpretados. Socias, compreende o fluxo monetário e da mercadoria, porem ela tambem na interdependência dos países e das pessoas. Alem da uniformização de padrões que está ocorrendo em todo o mundo, tambem no espaço social e cultutal.
    A globalização é marcada pela universalização da população, o objetivo das empresas por exemplo e de baixar seus custos de produção e assim acabaria desiquilibrando a sociedade.

    - Marta Aparecida de Moraes e Priscila Góis 1°7

    ResponderExcluir
  16. O homem tentou melhorar o ambiente em que vivemos, mais muitas vezes acabam atrapalhando. De modo como alterar a natureza de acordo com nossas necessidades. Quando pensamos que estamos ajudando na verdade estamos atrapalhando,pois, tiramos várias coisas da natureza que acabam nos prejudicando. Um exemplo é destruirmos ambientes naturais e construirmos prédios, desmatar para produzir materias escolares entre outros.

    - Roselayne Ribeiro 1°7

    ResponderExcluir
  17. Esse século termina com a evidência de que o homem não mais se autocompreende sem a referência ao trabalho. A realização do homem moderno depende grandemente da sua vinculação ao trabalho, uma vez que este passa a ser ao mesmo tempo fator de sobrevivência, de humanização, de integração social, de auto-estima e de utilidade social. O trabalho possui três qualidades: “de me revelar a mim mesmo, de revelar minha sociabilidade e de transformar o mundo”. O homem faz toda diferença no lugar em que vive, no mundo. O trabalho influencia totalmente o homem, porque quando quer se aderir à um grupo social, ele tem que ter uma "identidade" na area de trabalho, ser de alguma forma reconhecido profissionalmente. Globalização é um exemplo disso.

    NOME: ANDRESSA LOUISE DE PAULA 1º3

    ResponderExcluir
  18. E.E.B Casimiro de Abreu
    NOME: Raquel Rodrigues
    SÈRIE: 1°3

    Trabalho, essa é a razão de sua existência.A existência da humanidade e sua evolução estão ligadas ao trabalho.Trabalho significa a capacidade de transformação, de evolução. A história da humanidade é marcada pelo trabalho. O que olhamos, o que pensamos, o que utilizamos é em conseqüência dele, se não do nosso, o de outra pessoa. Tudo o que cerca a existência humana é fruto do trabalho.

    ResponderExcluir
  19. Ao analisarmos o homem enquanto indivíduo que se relaciona socialmente é perceptível
    que o trabalho sempre esteve presente nessas relações. Por um lado o homem fez do trabalho cenário para a exploração e discriminação de diversas categorias, com o surgimento da troca de mercadorias, e que foram intensificadas com o advento do sistema capitalista. Por outro lado, a capacidade de alterar a natureza de acordo com a necessidade humana é que o diferencia dos outros animais, fazendo com que sua criação seja parte dele, com traços de identidade


    Laudelino Rocha Medeiros
    1º 4

    ResponderExcluir
  20. a relação entre o homen e o trabalho é bem grande pois quanto mais se trabalha mais se ganha dinheiro que hoje em dia a maioria das pessoas só penam nisso,algumas até esquecem de viver suas proprias vidas so pensando no trabalho.é tipo uma empresa se a concorrência lança um produto,ela vai la e tenta lançar um melhor.
    mas aí também entra a questao do nosso planete(terra)muitos afirmas q estão trabalhando para deixar o mundo cada vez melhor,mas se for ver eles estão acabando cada vez mais.além de esquecer de suas vidas estão destruindo o mundo.

    nome:Karynn Helen
    série:1º3

    ResponderExcluir
  21. o homen é um ser bem desenvolvido com um bom dialogo sempre inventando coisas o ajuda muito no desenvolvimento da humanidade até mesmo para o emprego.
    NOME:KARINE RODRIGUES DOS SANTOS
    SÉRIE:1.3
    ESCOLA:CASIMIRO DE ABREU

    ResponderExcluir
  22. o mundo está mudando e com isso o desenvolvimento o que beneficia muito a sociedade atual o homen é um dos principais responsaveis por isso.

    NOME:JANAINA ROSA FERNANDES.
    SÉRIE:1.3
    ESCOLA:CASIMIRO DE ABREU

    ResponderExcluir
  23. Ao fazermos uma rápida jornada pela história do ser humano, notamos que é pontilhada de fatos que são uma espécie de "progresso pelo trabalho", afinal, quantas revoluções, movimentos e insurreições populares não ocorreram devido a insatisfação de trabalhadores e escravização, entre outras situações?

    A priori, o trabalho parece simplesmente ser uma troca de favores úteis entre determinados indivíduos e grupos sociais, mas é uma forma de sociabilização enraizada na própria sociedade.

    Com a globalização, esses traços ficaram mais complexos devido ao compartilhamento e fluxo constante de informações e unidades monetárias.

    Com base nessas idéias, é adequado inferir que o trabalho é útil como instrumento de manutenção e transformação da sociedade, necessário para que não tornemo-nos uma sociedade ociosa e estagnada nesse mundo cada vez mais dinâmico e competitivo.

    Nome: Rafael Feltrin
    Série: 1ª 3
    EEB Casimiro de Abreu

    ResponderExcluir
  24. Nas sociedades antigas o trabalho era visto apenas como obtenção de capital em troca de favores. Muitas vezes o escravismo era visto como uma forma de desfrutar uma maior quantidade de lucro.

    Entretanto, com o surgimento da globalização, o trabalho não se foca somente no aspecto de enriquecimento, mas também na ampliação da sociabilização entre as nações e no desenvolvimento da raça humana, que progride aceleradamente com esse fator.

    Nome: Alfredo Henrique
    Série: 1ª3
    E.E.B Casimiro de Abreu

    ResponderExcluir
  25. O homem a sociedade que sempre existiu o trabalho sempre esteve presente em todas as eras, só que os favores eram trocados. hoje em dia o povo não quer saber nos problemas que esta causando entre as sociedades... Eles estão colaborando com a globalização que por um lado é bom e pelo outro não é muito bom... Tem países com mais recursos do que o outro eu acho que isso tinha que mudar, por que nem um é melhor que o outro todos tinham que ter uma igualdade social igual.
    Alessandra de Andrade Pereira
    serie:1ª4
    escola:E.E.B Casimiro de Abreu

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Depois de vivenciarnos as transformações ocorridas nos últimos tempos,percebemos que contribuimos para a construção de uma nova realidade,que é compreendida atravez do conceito de globalização ,pois é esta que tem dado novos rumos ao mundo definindo uma nova era no histórico da humanidade. Nome:Jonathan Freitas Serie:1ª4 Escola:E.E.B Casimiro de Abreu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas