VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE

A criminalidade e a violência são assuntos bastante atuais.
Muitos pesquisadores da política, das universidades, dos governos e da sociedade civil como um todo têm tentado formular explicações lógicas para esse fenômeno.
O cientista francês Jean-Claude Chesnais, conceituado demógrafo e especialista em violência urbana, em visita que realizou ao Brasil em outubro deste ano, traçou um respeitável estudo sobre a violência criminal no Brasil.
Seis causas foram elencadas por Chesnais como fatores responsáveis pela atual situação:

1. Fatores sócio-econômicos (pobreza, agravamento das desigualdades, herança da hiper-inflação).
2. Fatores institucionais: insuficiência do Estado, crise do modelo familiar, recuo do poder da Igreja.
3. Fatores culturais: problemas de integração racial e desordem moral.
4. Demografia urbana: as gerações provenientes do período da explosão da taxa de natalidade no Brasil chegando à vida adulta e surgimento de metrópoles, duas das quais megacidades (São Paulo e Rio de Janeiro), ambas com população superior a dez milhões de habitantes.
5. A mídia, com seu poder, que colabora para a apologia da violência.
6. A globalização mundial, com a contestação da noção de fronteiras e o crime organizado (narcotráfico, posse e uso de armas de fogo, guerra entre gangues).
Para reverter esse quadro, Chesnais propôs:

1. A criação de um Conselho Superior dos Meios Audiovisuais.
2. A reabilitação do Estado: a informação (astatística, melhores informações criminais), a repressão ao crime (melhor equipamento e investimento no pessoal da polícia, justiça e sistema prisional), a prevenção ao crime (escola, saúde, habitação, emprego).
3. Política criminal: cooperação internacional, revolução na informação, controle das rotas da droga, e luta contra o crime organizado, regulamentação das armas de fogo.

4. Mudança cultural: a integração social e a promoção da igualdade dos cidadãos. A descentralização e o controle dos orçamentos públicos. A responsabilização das associações locais e das elaites intelectuais.
E em artigo que publicou no jornal "O Estado de São Paulo", em 05 de setembro, denominado: "A violência brasileira em erspectiva", Chesnais afirmou categoricamente: "Os planejadores de políticas públicas, governadores, prefeitos, empresários, líderes comunitários, todos precisam enfrentar as causas acima mencionadas (no artigo citado) dessa onda crescente de violência. Medidads de curto prazo podem ser implementadas, tais como a identificação das áreas geográficas de risco e a organização de ações concretas nesses lugares: instalação de iluminação pública, construção de áreas de esporte, resolução dos conflitos fundiários, atribuição de poderes às mulheres e aos líderes comunitários, criação de organismos locais devotados especialmente à prevenção do crime e o engajamento de todas as pessoas que tenham conhecimento, aptidão e prática nesse campo (famílias, padres, policiais, médicos, funcionários, líderds juvenis e femininos, etc.). Se os problemas sociais não forem devidamente combatidos, o medo e a insegurança continuarão a ameaçar a vida cotidiana do povo brasileiro e dos estrangeiros que visitam este pródigo país".
Fica demonstrado que não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, tem-se desenvolvido um sensenso mais ou menos unânime de que, apenas com a decisão da comunidade em participar do processo da segurança pública, é que os resultados serão satisfatórios.
Em São Paulo, esse processo vem avançando objetivamente há cerca de uma década, tempo correspondente ao da redemocratização do país, estimulado pela convicção de que é urgente resgatar-se a cidadania.
E não existe cidadania sem participação.


Fonte:
http://www.cotianet.com.br/seg/viotxt.htm

Comentários

  1. A violência e a criminalidade,são dois problemas que desafiam a compreensão da sociedade brasileira.O Estado atualmente se mostra encapas de compreender o que realmente está acontecendo com seus indivíduos.mais o que verdadeiramente causa a criminalidade,que causa a violência???especialistas,que é obvio entendem mais do que eu desse assunto, afirmam que essa enorme onda de criminalidade e violência está ligada diretamente ou indiretamente ao narcotráfico.

    Na minha mais sincera opinião,esses dois "monstros", estão diretamente ligados as atitudes de cada individuo perante a nossa sociedade,é como sempre se disse durante a história do mundo,se no cesto existe uma laranja podre,a mesma acaba por contaminar as outras.

    Jennyfer Cristine Farias,3.1,prof-José Antunes
    Curitibanos,19 de Setembro de 2010.

    obrigado,:P

    ResponderExcluir
  2. A educação é apontada por muitos como a base de uma sociedade estável, e eu concordo, e acho que ela - ou melhor dizendo, a falta dela - tem grande influência em toda a criminalidade.
    A falta de informação ou muitas vezes de opção, leva incontáveis jovens para o mundo das drogas, e uma vez que se torna dependente, não haverá mais limites para conseguir o dinheiro para sustentar o vício. Assaltos, assassinatos, tráfico.

    Uma solução - um tanto radical - apontada para resolver o problema do narcotráfico é a liberação da venda de certas drogas (da maconha por exemplo) como acontece em alguns estados estadunidense. Mas a pergunta que fica é: o Brasil tem uma estrutura para adotar essa política? Eu penso que não. O que os governantes podem fazer por enquanto, é investir pesado na educação, fazer com que ela chegue a todos os locais, a todas as classes sociais,a todas as culturas. E também oferecer mais programas para ajudar o jovem recém formado a ingressar no mercado de trabalho, mas não apenas criar, e sim fazer com que esse projeto seja aplicado a toda a sociedade.

    E.E.B. Casimiro de Abreu
    Aluno: Jonathan Vacari
    Série: 3º 01

    ResponderExcluir
  3. A nossa sociedade em geral, não apenas o Brasil, mais vem sofrendo com o avanço da criminalidade e a violência. Em especial, nosso país atualmente está passando por um elevado numero de crimes, que assustam a população, muitos estão ligados ao tráfico que eu diria ser umas das principais causas, porque nem a policia consegue mais reverter a situação.
    A desigualdade, a falta de oportunidade, e a má informação da população leva jovens, crianças e adultos a uma vida não digna. Nas ruas eles aprender como roubar e matar, porque é uma lei, de sobrevivência entre aqueles que ali vivem.
    O crescimento acelerado das cidades, e a tecnologia também ajudam a crescer a pobreza, e cada vez mais pessoas morarem em favelas.
    Poderiam ser implantados projetos educacionais, de auxilio aos jovens e desempregados, que no seu ato de desespero comentem loucuras.
    A segurança, e o combate ao trafico estão ligados a policia, que tem que estar mais qualificada e usar mais a ajuda da tecnologia.
    Bem, mais para tudo isso funcionar, a um grande caminho, que começa pela conscientização do povo e dos governantes, para pararem com a corrupção e agirem para um Brasil melhor.

    Esse texto achei bem interessante e tem haver com o assunto abordado.

    http://pt.shvoong.com/humanities/373340-viol%C3%AAncia-criminalidade/


    E.E.B.Casimiro de Abreu
    Aluna: Danielle Cristina Ortiz
    Série: 3°1

    ResponderExcluir
  4. Josielle...
    A base de tudo é a educação. Desde os primórdios dos tempos uma boa educação formara um bom individuo; Uma vez dito que a sociedade forma o indivíduo, se esclarece o porquê de uma grande massa de criminalidade, o envolvimento cada vez mais cedo e mais freqüente de jovens com drogas mostra a verdadeira face, de uma família mal estruturada. Do meu ponto de vista, é como um efeito dominó. Começando com quem pratica o crime, com quem executa e de quem usufruí da renda do crime praticado, desde prostituição, trafego de drogas chacinas, poder e poses, é como se fosse um bolo só, em um único mal irremediável que é o Dinheiro fácil. A violência não esta aqui nem ali, esta em toda parte desde o confronto de Estados unidos com Iraque por petróleo como Traficantes brasileiros guerreando por pontos de drogas, Pra mim a grande facilitador dessa total falta de ética moral e desrespeito com o próximo devesse a má justiça brasileira a fácil manipulação dos órgãos públicos. A violência não é somente o dano físico, mais também mora, assim como a descriminalização por raça, cultura ou opção sexual, chamada de dano moral, ou seja, a violência pode se manifestada de diversos modos partindo de um ponto no qual a intenção e fazer mal a alguém...
    O texto é bom, mais para que se reverta esse quadro de violência e impunidade teremos que fazer uma auto avaliação de todos os pontos de violência, de todos os pontos negativos para rebordar um novo tema uma nova maneira de viver uma sociedade mais justa!
    Josielle Garcia 3°1, E.E. B CASIMIRO DE ABREU
    Prof: José Antunes

    ResponderExcluir
  5. A criminalidade e a violência têm sido motivo de grandes preocupações no mundo todo. Há um tempo atrás, costumava-se dizer que esse problema tinha orige nas comunidades mais carentes, hoje, isso é contraditório, pois diariamente temos conhecimento de crimes cometidos por pessoas da alta sociedade. Um exemplo bem próximo da nossa realidade foi o caso do filho do diretor do Grupo RBS de Santa Catarina, que embreagou/drogou e violentou uma menor de idade; isso nos prova que dizer que só os probres caem no mundo da criminalidade por não terem nem o que comer, não pode ser levado em consideração, pois muitas vezes cruzamos com bandidos de gravatas e nem nos damos conta.
    A corrupção, a violência física, o tráfico de drogas, o porte ilegal de armas, dentre outras coisas, estão cada vez mais presentes nas sociedades e como consequência, muitas famílias, amizades e até vidas estão sendo destruídas. E com a globalização, principalmente de ideias, que se tem hoje, a tendência é que esse quadro se agrave ainda mais.



    deixo dois sites como sugestão relacionados com esse tema:

    http://recantodasletras.uol.com.br/textosjuridicos/505039


    http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/4901/Brasil_e_o_Trofeu_Mundial_da_Violencia_e_Corrupcao_Alguns_Indicadores_Preocupantes




    E.E.B. Casimiro de Abreu
    Helena Maria da Silva Carvalho
    3°1

    ResponderExcluir
  6. A violência e a criminalidade é um dos grandes problemas que a sociedade esta enfrentando,diversos fatores colaboram para isso,um deles é a prostituiçao,o trafico entre outros..
    Talvez a falta de estrutura familiar levam muitas das pessoas a entrarem para esse mundo,achando que terao uma vida mais digna,sem dificuldades,mas muito pelo contrario,nem sabem as consequencias que tem de enfrentar e acabam se prejudicando e com isso até mesmo a nossa sociedade sera prejudicada..Talvez se fossemos mais concientes a sociedade não estaria assim...


    SUELLEN
    3ª1

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. eu acho q a violência ñ resolve nada,em vez de resolver em alguma coisa só piora para quem vai praticar,se a violência resolvese alguma coisa o mundo ñ é do jeito q esta hoje seria bem melhor...como nós vemos é discriminação,jevens vendendos seus corpos por poucos trocados, trafico,roubos etc....e tem muitas pessoas q sofrem com isso...
    nome:karine borges 1ª4

    ResponderExcluir
  9. Em relação a criminalidade e á violencia, eu acho que o que leva a pessoa a cometer algo assim, é consequencia de acontecimentos ao longo de sua vida. Este fatores são necessidade,educação,miséria, má compania,uso de drogas,enfim diversos fatores que influenciam no modo de pensar dos individuos.
    uMa das principais motivos mesmo é a educação que os pais dão aos filhos desde jovem.Na verdade cada caso é diferente mas que é consequencia de sua vida, e influencia de outras pessoas.

    Wendell Waltrick
    3-1
    Prof: José Antunes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas