RACIONALIZAÇÃO E LIBERDADE


Edilene M. de Carvalho Leal *

Max Weber analisa o processo de racionalização do mundo a partir de um duplo e contraditório aspecto: como constituinte da liberdade e da não-liberdade de ação dos indivíduos "modernos". Para tanto, recupera os fundamentos éticos da ação calvinista, pois na medida em que esta conjuga a racionalidade valorativa, a escolha de um fim salvacionista, a racionalidade instrumental, a escolha do trabalho como meio, colabora indiretamente para a emergência do capitalismo. Todavia, com o avançar dos tempos, a ação instrumental-capitalista sobrepõe-se à ação valorativa, reduzindo as possibilidades de escolhas de sentidos. Atualmente, os indivíduos vivem sob a égide das conseqüências senão previstas, de todo modo "reais" da ação racional calvinista. Mas esta é uma "situação" de dominação racional-instrumental, e não uma estrutura inexorável como supõem alguns intérpretes de Weber.

Comentários

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  2. E.E.B Casemiro De Abreu
    Série: 2º2
    Alunos(as):Kauê,Douglas,Patrícia,Tess e Jeferson.

    -Para Max Weber, a ciência positiva e racional pertence ao processo histórico de racionalização, sendo composta por duas características que comandam o significado e a veracidade científica.

    http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/viewFile/1081/979

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