Filosofia na Educação

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA QUÊ

Tendo em vista a formação acadêmica e cultural dos dias atuais que oferece amplas formas de informação e grande diversidade em áreas de formação, um fator expoente deve conduzir o processo de aprendizado: o de consciência e engajamento individual na forma de se pôr no movimento reflexivo do conhecimento oferecido.

De certa maneira, essa postura é apresentada pelo sistema filosófico, que propõe métodos de pensamento, através da dúvida, questionamentos, do porque das ações etc. Em todas as grades das Universidades são ministradas matérias de teor pedagógico que visam que o acadêmico além de administrar toda a gama de conhecimento adquirido e pronto para ser aplicado, seja principalmente refletido em ação que caracterize o amadurecimento do acadêmico e em suas ações em prol do sistema social, cultural e humanitário.

Dentre as várias disciplinas que tratam dessa função, a Filosofia da Educação é a de maior responsabilidade, uma vez que anseia transmitir a postura filosófica que tem por herança de seus singulares pensadores a defesa de uma postura refletida de viver a vida, de discernir o conhecimento, a moral, a razão, a ética etc. E no meio acadêmico é de grande valia o seu exercício proposto, tendo em conta o agir do universitário num mundo onde cada vez mais menos esforços se deve fazer para ter o que precisa em mãos, sem duvida é a matéria que desafia, mesmo aos filósofos dos dias atuais, uma vez que o “Aufklärung” proposto por Kant parece estar cada vez mais distante da discussão daqueles que estudam o modo de ser livre em forma própria e se encaixam na fôrma única da menoridade.

Portanto, Filosofia da Educação, como modo de renascer no processo de aprendizagem é o “incentivo maiêutico” de Sócrates, do “sair da caverna” de Platão e do “Aufklärung” de Kant, que conduz todos a liberdade para pensar e expressar, mas, sobretudo a ser cidadãos de caráter e índole própria, não uniformizada

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