CONCEITUAÇÃO DE SOCIOLOGIA

Alfredo Marcos Ribeiro Sousa
Em: Janeiro de 2001 - Jacareí-SP

A Sociologia pertence a um grupo do que se convencionou chamar por Ciências Sociais. Ao lado de Ciências como a Economia, Antropologia, Ciência Política, História, dentre outras, procura pesquisar e estudar o comportamento social humano em suas mais variadas formas de organização e conflito, que genericamente, poderíamos dizer que seja esse o seu objeto de foco. Não há uma divisão exata entre o objeto destas Ciências, os complexos fenômenos da vida em grupo, em sociedade; freqüentemente utiliza-se de conceitos que perpassam por todas elas. No entanto, cada uma possui métodos e busca objetos específicos.
Há milhares de anos procura-se compreender a vida em grupo. Várias foram as maneiras inventadas pela raça humana. Desde a fantasia e a imaginação, fruto de uma postura mítica, passando pela Filosofia e pela dogmática religiosa. Não é raro encontrarmos, ainda hoje, presente em determinados grupos sociais, heranças destas posturas milenares que visavam mais propor ou impor normas para uma sociedade ideal, do que a pesquisa e o estudo propriamente ditos.
Depois de tantas tentativas de compreender a realidade surge, no século 19, a Sociologia. Credita-se a Augusto Comte (1798-1857) a invenção e o uso pela primeira vez da palavra, em seu curso de Filosofia Positiva, em 1839. No entanto, foi com Émile Durkheim (1858-1917) que a sociologia ganha o “status” de Ciência, academicamente reconhecida.
Hoje, poderíamos dizer que existem duas grandes escolas do pensamento sociológico: O Estrutural-Funcionalismo e a do Conflito.
A escola Funcionalista, de forte influenciação Durkheiminiana, entende que a sociedade se assemelha a um organismo humano-biológico, ou seja, se uma das partes deste corpo (órgãos) não está bem, o todo também não estará bem. Está implícito aí que todos os participantes de uma sociedade devem agir do mesmo modo, as normas devem ser compartilhadas por todos. Quem eventualmente não agir como o grupo age é desviante, sofre sanções.
Já a escola do Conflito, procura olhar para a sociedade, levando-se em conta suas contradições. Aqui o “organismo” não adoece, pode perfeitamente ter problemas em suas partes (órgãos) uma vez que entende que o conflito, o choque normativo, é o que move os grupos de uma dada sociedade historicamente constituída.
Ainda a escola do Conflito não perde de vista que todas as sociedades conhecidas são estratificadas, daí o conceito de mudança social permanente estar presente como um fato, fruto da observação, conceito este não pensado a contento na escola Funcionalista/Durkheiminiana. O conceito de mudança social, dialético portanto, como uma dinâmica natural dos grupos, entende que tanto a desigualdade social, como o idioma, são dados estruturais das sociedades que ao longo da história tem sofrido mutações constantes, respeitadas as características de cada cultura, em momentos históricos específicos.
Desta forma, hoje, o grande desafio da Sociologia, além da objetividade científica em seus estudos, é o de contribuir para reinventarmos a civilização, pois esta, desigual e injusta que está posta, é insustentável.

Comentários

  1. E.E.B Casimiro de Abreu
    Nomes: Andressa Louise de Paula, Danielle Leal, Karynn Hellen, Marielle Fruhauf e Raquel Rodrigues.
    Série: 1º3

    O objetivo da Sociologia é tentar melhorar o convivio dos individuos com a sociedade. Respeitar as diversas opiniões, respeitando a do proximo, juntamente com a sua. Tentando evitar conflitos entre os demais, afim de cooperar com a organização deste mesmo grupo.

    ResponderExcluir
  2. E.E.B Casimiro de Abreu
    Nomes: Andressa Louise de Paula, Danielle Leal, Karynn Hellen, Marielle Fruhauf e Raquel Rodrigues.
    Série: 1º3

    Os pontos positivos que o estudo da Sociologia nos traz:
    - Bom relacionamento entre os individuos
    - Compreensão das diferentes opiniões
    - Melhor entendimento do cotidiano
    - Refletir nosso comportamento e nossas experiências
    - Estuda as diferentes culturas que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade
    Em tempos de mudanças, em que a cultura e a estrutura estão atravessando tranformações dramáticas, a sociologia torna-se extremamente importante.

    ResponderExcluir
  3. E.E.B. Casimirio De Abreu
    NOme: Wendell Waltrick
    Série: 3-1

    Primeiramente achei muito interessante e facil de compreender o conclusao do grupo acima.
    Segum as nossas investigacoes acerca do conceito da Sociologia, ela se define como:

    Uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.
    A Sociologia ocupa-se, ao mesmo tempo, das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizações teóricas; e também se interessa por eventos únicos sujeitos à inferência sociológica (como, por exemplo, o surgimento do capitalismo ou a gênese do Estado Moderno), procurando explicá-los no seu significado e importância singulares.

    Segúm o nosso grupo, para resumir melhor o conceito da Sociologia chegamos a conclusao de que:

    A Sociologia é uma ciencia QUE ESTUDA:

    A) A interdependencia dos seres humanos que vivem em uma sociedade, complexa e auto-suficiente

    B) Os padroes e fatos sociais que sao investigados e mensurados a partir da observacao empirica e a reflexao sistemática

    C) Como a Sociedade é de fato e nao como ela deveria ser

    Aqui lhes recomendamos um link para que entendam melhor:

    http://www.slideshare.net/etelperes/conceitos-bsicos-de-sociologia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas