A mulher pré histórica

Curitibanos, 07 de setembro de 2010,
E. E. B Casimiro de Abreu
Nome: Danielle Klein;
Série: 2º2;
Professor: José Antunes;
Matéria: Sociologia.



1. Introdução

O período da pré-história a qual abordarei em meu trabalho será o Neolítico.
Foi um período marcado pela agricultura e consequentemente o sedentarismo. Assim, foi possível construir moradias fixas perto dos rios para que haja facilidade no cultivo e a abundância de alimentos, desenvolvendo sociedade entre outros povos, aumentando ainda mais a população.
Começaram a domesticar os animais, o trabalho passou a ser para todos, independente de serem homens e mulheres. Neolítico quer dizer, “Nova Pedra”, pelo fato de os instrumentos serem feitos de Pedra Polida, e não mais de pedra Lascada.

2. Sistemática social pré- histórica

2.1. Divisão dos trabalhos e bens
Já nas sociedades primitivas (neolítico) ocorreu a divisão do trabalho entre os dois sexos. Aos homens cabia a obtenção de alimento (caça e pesca), e a produção de utensílios para este.
As mulheres cuidavam das crianças, fiavam lã e travavam do couro (obtenção de roupas). Moldavam barro para utensílios domésticos (vasilhames), que eram usados tanto para cozinhar como para estocar comida e objetos. Foram as aprimoradoras do cultivo da terra (agricultura).
Assim como as tarefas eram diversificadas e distribuídas entre os membros do clã, toda a caça, frutos, grãos, roupas tecidas, dentre outros bens, eram igualmente distribuídos. Só eram realmente proprietários de seus utensílios de caça e os filhos.

2.2. Organização familiar
O casamento propriamente dito, como conhecemos hoje, não existia naquela época, sendo que o grupo de homens copulava com todas as mulheres férteis (vice e versa), não havendo uma união estável. Como não havia esta identificação patriarcal, e não cabia aos homens o trato com as crianças, pouco havia de relações afetivas entre estes últimos.

2.3. A mulher pré-histórica
A figura feminina na Pré-História tinha um enorme peso nas sociedades de todo o mundo. Há vários pontos de classificação de seu papel na sociedade nesta época. Pois a mulher não dominava, mas havia nela grande foco social pela fertilidade.
Alguns historiadores afirmam que a sociedade pré-histórica era matriarcal, ou seja, quem dava a linhagem do clã era a mulher, as pessoas viviam em pequenas comunidades nômades, sendo ela a figura central, vez que era quem gerava o filho, e dela saia toda a descendência. Outros, afirmam que a organização social era apenas matricêntrica, pois, com a sua inexplicável habilidade de procriar, as mulheres eram elevadas à categoria de divindades.
De qualquer modo, os vestígios paleolíticos revelam que o feminino ocupava um lugar primordial, pois deste período foram encontradas estatuetas femininas, pinturas e objetos, que cultuavam a mulher como um ser sagrado, capaz de gerar
3. Conclusão
A mulher, através dos tempos, anos, décadas, séculos, eras, teve seu papel pouco alterado na sociedade, com revoluções e mutações praticamente insignificantes (desde o período Neolítico da pré- história). Apesar de ter lutado para garantir reformas e direitos iguais aos do homem, ocorreu-se até uma certa desvalorização do gênero feminino (a mulher que antes era uma divindade, hoje sofre maus tratos e agressões dentro da própria casa).
Obviamente, os moldes e pré-requisitos de uma “boa mulher” ainda são os mesmos, impregnados nas mentes dos indivíduos e nos anais da sociedade, desde os primórdios da organização social humana.
¹ Abordo aqui somente a parte Neolítica da Pré-História.

4. Fontes e referências Bibliográficas

Revista História Viva, Edição especial Nº3, p. 13
http://www.webartigos.com/articles/3781/1/Mulher-O-Feminino-Atraves-Dos-Tempos/pagina1.html#ixzz0yUcTqbGc
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-hist%C3%B3ria
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_das_mulheres#Pr.C3.A9-Hist.C3.B3ria_e_Hist.C3.B3ria_Antiga
http://bitlogger.blogspot.com/2005/08/mulher-pr-histrica.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deusa_M%C3%A3e
http://www.colegioweb.com.br/historia/periodo-neolitico

Comentários

  1. eu que fiz... hehehe
    Loco de bão meu trabalho lol

    ResponderExcluir
  2. gostei do comentário sobre a Mulher na Pré-história, me ajudou mto pois era especialmente disso q eu estava precisando para meu trabalho de história...

    obrigada pela ajuda...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas