Reflexões a partir de uma atitude pensante


NOME: FRANCIELE GOETTEN

SERIE: 5ª 4

PROFESOR: JOSÉ ANTUNES



SOCIOLOGIA CRÍTICA

ALTERNATIVAS DE MUDANÇA

 

 

  Esse livro fala sobre muitas coisas. Só que o que mais me chamou a atenção foi o capitulo xiv que fala sobre o aparelho ideológico da escola, e conta à história de uma menina.

A menina se chamava Ana, ela tinha apenas quatro anos e escrevia seu nome com quatro letras. Se alguém pedisse para ela escrever o nome de sua irmã ou dos familiares, ela sempre colocava uma letra a mais ou escrevia uma letra a menos.

Certo dia na escola, sua professora pediu para que ela escrevesse seu nome, e ela tão inocente escreveu com quatro letras, sua professora disse irritadamente, está errado! O que o escritor quis explicar com isso foi sobre a pedagogia e a didática que usamos hoje em dia.

Nesse exemplo vemos que naquela hora em que a professora falou que estava errado, ela ensinou á Ana as relações de dominação onde alguns estavam em cima e outros embaixo. Nesse caso quem estava em cima era a professora e embaixo estava Ana, que não sabia. A professora agiu de maneira errada, pois ela usou sobre Ana, uma atitude de dominação, julgando Ana por ter escrito de forma diferente.

Tomamos o exemplo de Ana. No momento em que Ana escreveu seu nome, a professora deveria ter estudado a singularidade do saber, e devia saber que todo erro é lógico, e que por detrás disso havia uma certa lógica.

Na nossa realidade, a maiorias dos professores não dão chances aos alunos, pois em uma aula de 50 minutos os professores ficam falando 45 minutos, e não deixam os alunos darem a sua opinião.

E outra coisa, não adianta realizar discursos cheios de propósito se utilizarem uma prática dominadora. Se em uma escola os educadores e os educandos (professores e alunos) não realizarem novas relações sociais, baseadas na igualdade, tudo vai começar a mudar. E então eu acho que o assunto sobre escola já está resolvido entre Ana e a sua professora.

Mudando de assunto, esse livro também reuniu vários outros assuntos. E junta uns com os outros, e assim explica tudo em poucas páginas.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas