Ethos, Falas, vaias - comentários

A questão filosófica que me pede por exclamações no momento é a do ethos, aqui relacionado ao Governador Colombo, uma vez que ele foi vaiado, segundo noticiários em sua cidade natal – Lages. Ethos significa a identificação de valor cultural, de ações que o identificam com uma determinada comunidade, cultura. Ethos é a morada do homem, isto é, onde o homem se sente seguro, protegido (vimos isso nas eleições para governador, mais de 80% dos votos); ethos também significa o modo em que o homem se sente seguro e age segundo a cultura por hábito, tendo em vista não “errar”, não se expor, por ser cômodo.
Como fica alguém colocado de fora do ethos? Alguém que terá que andar à margem de sua própria casa? (homenagem de alguns tem outro nome, ainda mais com esse caos administrativo no Estado). É forte essa exclamação, ser posto para fora! À margem! Como que – não faz parte dos nossos mais! Bem expressado isso nas frases em cartazes – “Serrano que é serrano cumpre a lei!”
Outro ponto a ser comentado é a expressão usada por ele para que aconteça novas negociações, a condição é: - “Voltem às aulas”! Isso é o cúmulo do descaso, além de não cumprir a lei, quer impor vontades e determinações, como se tivesse autoridade para tal. Uma colocação para completar essa fala – é um equívoco acontecer negociação, não tem o que negociar, é lei, tem que ser cumprida, a lei foi aprovada, é constitucional, foi aprovada duas vezes. Parece aqui que nós Professores, encasulados no Ethos de nossa “servidão” ainda esperamos por favores e bondades alheia. Assim dá para se dar razão a uma colocação feita por uma Professora de uma determinada escola, ao dizer que ela estaria se aposentando e que não iria participar da greve com medo de sofrer sanções, ela exclamou: “Eu quero sair desta vida”, como que o desabafo de mais de 25 anos ensinando milhares de pessoas com um fim frustrado, ou todo o caminho frustrado. Entendi como a mais pura estampa de uma geração coagida.
Uma postagem no twitter trazia a fala que vai ser comentada agora, nela o governador Colombo dizia: “Amanhã em Brasília questionarei o Ministro da Educação sobre a decisão do piso nacional”. Questionar? Será que ainda não entendeu? Ou será que ainda vai tentar anular a Lei que ele quando senador ajudou a aprovar por unanimidade? Claro que completava a twittada com “e de que forma o governo federal pode nos ajudar”, mas aqui, se ele quis dizer que ia atrás de ajuda, não soube escrever a frase sem que demonstrasse que ainda não entendeu a lei do piso. A bem da verdade é que se for perguntar ao Ministro aí que não vai entender mesmo, já tivemos muitas provas de que ele fala, fala e não responde as perguntas com se devia, vejam entrevistas dele no youtube e comprovem.
Para completar, tenho que falar sobre conselhos que Platão nos deixou, em seu livro ‘A Republica’: 1 “pois nem sempre o mais votado é o melhor preparado” (Eu acho que ele falava de uma futura SC, mais precisamente de 2002 em diante LHS/RC). 2. “Era preciso criar um método para impedir que a (corrupção e a incompetência tomassem conta do poder público” (com essa complementação fica mais forte a impressão de que falava de SC), e terminando com a ideia de Trasímaco, declarando que a força é um direito, e que a justiça é o interesse do mais forte. Então, greve até que seja cumprida a lei na íntegra, sem parcelas!

Comentários

  1. The Ultimate Guide to the Iron Blade - Tioga Art & Gambling
    The Ultimate Guide to the Iron Blade - Tioga Art & Gambling · 1. titanium body jewelry The Knife 2018 ford ecosport titanium Blade: titanium (iv) oxide This knife is sugarboo extra long digital titanium styler a titanium cerakote popular item in many countries worldwide and has a

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas