Encerramento anual dos Projetos de Leitura no Colégio Argeu Furtado

Ler e expressar


Em primeiro lugar, quero agradecer a EEB Argeu Furtado pelo espaço cedido para o desenvolvimento do projeto, ao diretor Volni José Goetten incentivador e parceiro do empreendimento, além de ter sido o instigador para tal ação, uma vez que Professores de outras disciplinas já estavam desenvolvendo projetos de natureza própria de suas áreas, ele me questionou sobre a criação de um projeto, agradecimento aos alunos que participaram este ano lendo muito, escrevendo muito mais ainda e o melhor de tudo pelas atitudes e compreensões assumidas para si mesmos, suas vidas.


A intenção de trabalhar com um projeto ambicioso como este – convidar as pessoas a ler, vem de um convite desta natureza, ou seja, um dia também fui convidado a ler. Aí surge a questão que mantém vivo o poder do pensamento – o convite, a expressão, a provocação, o desafio, o interesse, a busca!

Pensando em algumas situações, situações sim, porque entendo leitura como ações, aqui e ali, com os livros, com as conversas, com os nascimentos, com as mortes, com os nãos, com os sins, com um talvez, com um doído talvez e com um alegre com certeza.

Ler denota uma atitude receptiva, só recebe quem aceita e aceitar é começar a transformar, é ver e dar sentido ao que se mostra no decorrer da existência.

Ao falar em existência temos que compreender que existir implica diferenças, nem todos existem do mesmo modo – um existe para enriquecer, outro para cantar, outro para construir, outro para cobrar, outro para ganhar, outro para amenizar, outro para ensinar, mas acima de tudo existimos, e isso é com um a todos – EXISTIMOS PARA APRENDER!

A existência leva a compreender as diferenças. Sim, há diferenças – para que se viva uma compreensão tão nobre é preciso plantar, regar, fertilizar no terreno de nossa mente, da nossa possibilidade de evolução.

Para este momento de cessar a fala e jamais terminar ou encerrar quero me valer do maior poder de que cada um de nós dispõe – a expressão, O CONVITE! Sim o convite,pois é pelo convite que nos entendemos, é por um convite que somos gerados, é por um convite que vivemos apaixonadamente nossas buscas, sonhos, encontros, encantos e então fica o convite – vamos, a partir de hoje, dar mais tempo à leitura

Comentários

Postagens mais visitadas