Discurso Prof. José Antunes, regente da turma 3.1 Argeu Furtado

E NA VIDA MAIS UM NÃO BASTA!

Autoridades aqui presentes, Professores, Pais e amigos dos formandos a minha saudação. Neste momento, último neste ano e nesta condição quero me dirigir aos meus alunos do terceiro ano, do Colégio Argeu Furtado para, na condição de Professor Regente da turma, tratar sobre uma última, neste ano, reflexão filosófica!

Lendo, vendo, pensando, imaginando, falando e entendendo vi que em tudo aquilo que a minha curiosidade buscava conhecer havia algo em comum, alguma coisa sempre se repetia – assim foi, quando me vi no meio de trezentos milhões de (possíveis) vidas e nadamos desesperadamente, sem piscar, sem parar, sem hesitar, sem desanimar. Pois, na formação de uma nova Pessoa, o espermatozóide e o óvulo, mundos microscópicos, seguem uma determinação contumaz e locomovem-se um em direção ao outro. O óvulo, fora do ovário, é impulsionado por ondas peristálticas, pelas fímbrias da trompa, navegando o seu destino. Trezentos milhões de espermatozóides se empurram, nadando vigorosamente contra uma corrente de moléculas, gravidades e obstáculos, premeditando uma possibilidade – A VIDA! A minha, a tua, a de cada um!

Um chega lá! Um atinge a chance de ser cidadão, de estudar, de ter família, este um sou eu, é você, é cada um de nós aqui presente. Agora num salto cronológico já estamos nascidos, com pais, com ideias, com amores, com amigos, com saudades, com dúvidas, com crescimento de todas as formas. Somos o que somos porque existimos a partir de concepções próprias, de incentivos e de oportunidades.

Assim vamos recordar a data aproximada de fevereiro de 1999, quando se iniciou a caminhada de vocês no mundo estudantil. Quanta coisa aconteceu de lá para cá, quantos dias, quantas noites, as condições do tempo, da escola, da família, os dias de intenso trabalho, os dias de folga, de passeio, mas fico pensando como é, ou foi para cada um, o momento de saber se foi ou não aprovado. Aqui, filosófica e sarcasticamente, mas não sem admiração, e interesse pelo sucesso de cada um aqui presente cito a frase de John Nash, no filme “Uma Mente Brilhante” para elucidar a situação de um nobre colega da nossa turma – Frequentar as aulas atrapalham as ideias originais”.

Todos são dias de aprender e é aqui que quero chegar com todo esse passeio filosófico através da concepção, nascimento, aprendizado, experiências. Mas é claro que não vou de início dar a resposta, perguntem-se – por que se dorme? Por que se acorda? Por que se vence a corrida quando espermatozóide? Por que se desenvolve? Por que abrir o olho? Por que ouvir? Por que entender? Por que caminhar? Por que estudar? Por que ir avançando séries? Por que formar? Por que amar? Por que trabalhar? E enfim – por que?

A resposta é individual, só o eu mesmo de cada um pode responder!

No entanto, apresento uma resposta já vivida por alguns bilhões de pessoas, imaginam qual é? (Pausa)... e então, anuncio a opinião: NÃO BASTA! Na vida nada está terminado, já diz a frase usada pelo segundo ano um desta mesma Escola Actus non dicitur perfectus quando partim est factus et partim non, ou seja, não se considera um ato perfeito quando uma parte foi feita e a outra não e, mais ainda - a vida, o fazer, se encerra na sepultura, não nas formaturas, pois sempre há o que aprender, o que inovar, o que repensar, o que mudar, o que esquecer.

Por isso caríssimos formandos quero terminar não fazendo o que todos nesta noite costumeiramente farão a vocês, parabenizando, encerro sim dizendo algo que os incentive a continuar, que os cobre a buscar o crescimento pessoal, intelectual, de constante aperfeiçoamento e melhoramento de vida, vida de cada um, de cada família, de cada sociedade e enfim do país: NÃO BASTA! NÃO BASTA! NÃO BASTA!

Comentários

  1. como o senhor caro professor JOSE ANTUNES ja sabe A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia...
    em ouras palavras ela nos auda a entender e lidar com a mentalidade humana, ajuda ea entender que ninguem e igual a si que todos sao iferentes tem seus costumes,suas crenças..em fim,ai que entra o respeito pelo outro por que se voce nao respeit seu colega voce nao tem como pedir respeito.
    http://www.mundociencia.com.br/sociologia/sociologia.htm
    aluna:JESSICA CORREA DA SILVA
    serie:3.1
    escola:CASIMIRO DE ABREU

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas