4.4 magistério 2018
A avaliação é composta por 6 questões que requerem leitura, produção
textual interpretativa sobre o que cada uma expõe.
1- “Não
há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a autoeducação.
[...] Toda educação é autoeducação e nós, como professores e educadores, somos,
em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos
criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da
maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.” (Rudolf
Steiner, A Prática Pedagogócia (São Paulo: Ed. Antroposófica), palestra de
20/4/1923).
A partir dessa situação problema disserte
considerando a vivência conceitual e experiencial de sua formação obtida até o
momento no 3° e 4° ano de magistério.
2- “Me sentia muito bem por ser tão esperto”.
Quando há esperteza no ofício docente desde à sua formação?
3- Considere e conceitue GÊNERO, não se
esqueça de abordar sobre os prós e contras de se tratar temas de forma
generalista, simplista, tendenciosa, preconceituosa ou até mesmo ideológica. Atente-se:
qual será sua versão quando reger salas de aula onde a temática se expressa?
4-
Dê atenção às
seguintes perguntas: Ser docente pelo salário?
Há professor que ganha demais pelo que faz? Há quem ganha menos pelo que
faz? Qual caminho para a valorização docente no quesito salarial? Ao refletir
sobre os questionamentos busque compreender a medida de intensidade à formação
e atuação docente.
5-
Interprete o
gráfico abaixo e trate sobre o papel do professor (masculino) na educação
infantil e séries iniciais. (gráfico presente na revisão entregue na aula passada)

6- “o sistema se
adequa à perfeição, às necessidades das crianças e impede que se frustrem por
não serem capazes de chegar a um determinado nível”.
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