4.4 magistério 2018


A avaliação é composta por 6 questões que requerem leitura, produção textual interpretativa sobre o que cada uma expõe.
1-      “Não há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a autoeducação. [...] Toda educação é autoeducação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.” (Rudolf Steiner, A Prática Pedagogócia (São Paulo: Ed. Antroposófica), palestra de 20/4/1923).
A partir dessa situação problema disserte considerando a vivência conceitual e experiencial de sua formação obtida até o momento no 3° e 4° ano de magistério.
2-      “Me sentia muito bem por ser tão esperto”. Quando há esperteza no ofício docente desde à sua formação?
3-      Considere e conceitue GÊNERO, não se esqueça de abordar sobre os prós e contras de se tratar temas de forma generalista, simplista, tendenciosa, preconceituosa ou até mesmo ideológica. Atente-se: qual será sua versão quando reger salas de aula onde a temática se expressa?
4-      Dê atenção às seguintes perguntas: Ser docente pelo salário?  Há professor que ganha demais pelo que faz? Há quem ganha menos pelo que faz? Qual caminho para a valorização docente no quesito salarial? Ao refletir sobre os questionamentos busque compreender a medida de intensidade à formação e atuação docente.
5-      Interprete o gráfico abaixo e trate sobre o papel do professor (masculino) na educação infantil e séries iniciais. (gráfico presente na revisão entregue na aula passada)
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6-      o sistema se adequa à perfeição, às necessidades das crianças e impede que se frustrem por não serem capazes de chegar a um determinado nível”.


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