PROMOÇÃO SOCIAL: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL DE QUALIDADE, DE NECESSIDADE E DE OPÇÃO.





Publicado originalmente em:


Colóquio Internacional Educação e Justiça Social  
Anais Artigos completos

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ISSN 2357-948X Colóquio Internacional
EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL
Curitiba, PUCPR v.1 n. 1p.01-1132 Maio/2014
Páginas: 668 - 676


 http://www.pucpr.br/eventos/anais-coloquio-educacao-justica.pdf

José Antunes de Souza Pomiecinski[1]
Carmen Lúcia Fornari Diez[2]
UNIPLAC – UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE
RESUMO:

A Ead se faz presente no contexto atual de formação, hoje, mais do que nunca, com a globalização que aproxima diferentes e distantes lugares no mundo, através da possibilidade da relação virtual e não somente a física e presencial, transpõe limites e abre vários canais para que se busque informação e formação para um mercado de trabalho cada vez mais exigente, isto é, de um profissional que seja mais autônomo em sua oportunidade/necessidade de aprender. Este trabalho é fruto de uma investigação, no início do ano letivo de 2014, sobre o processo de formação profissional, na cidade de Curitibanos, com professores da rede municipal de ensino, licenciados pela Ead. Fez-se o uso de questionamentos ao formado sobre como avalia seu aprendizado para então destinar-se a ensinar. As questões usadas discorreram em sua essência: 1- atinge à formação humana, relacional e intelectual necessária? 2- Perpassando a fase de opção quando houver a possibilidade de formação, por que optar por Ead? 3- E a oferta de formação em Ead seria a saída para a formação docente em caráter de capacitação continuada, de formação emergencial onde há deficiência de Professores habilitados? 4- Professores formados na modalidade Ead se saem com que resultados frente aos formados presencialmente em seleções e concursos? 5- Assumem o hábito de pesquisa para a evolução e produção do conhecimento na área em que se habilitou pela Ead? 6- Nas relações em sala de aula, solicita apoio à equipe pedagógica ou direção com maior ou menor frequência que os formados presencialmente? Essas questões levaram a 'medir' a autonomia adquirida para gerenciar as relações em sala de aula e a posição que ocupam frente ao constante inovar, avaliar dos processos de ensinar e aprender.


Palavras-chave: Educação a distância; formação do professor, Promoção social.
           




A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Não há uma única forma nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua prática e o professor profissional não é seu único praticante. (Carlos Rodrigues Brandão, em O que é Educação.

A pesquisa na EEB Santa Teresinha ‘A relação entre o desempenho dos alunos de escolas estaduais das regiões sudeste e sul, segundo a prova Brasil e o censo escolar de 2009: a formação e a atuação dos Professores’ conduzida pelas Despertou em mim o interesse na formação dos professores na modalidade a distância, uma vez que esta transpõe as fronteiras físicas e temporais, pois podem ser acessadas de casa, no horário em que houver disponibilidade por parte do ‘aluno/estudioso’. Assim há a necessidade de se pesquisar como ela se dá em qualidade, necessidade e de opção, ou seja, se tivesse a modalidade presencial qual seria o interesse em cursá-la em Ead? Ela supre a necessidade de formação constante do professor? E quanto à qualidade, capacita o profissional plenamente?
            A escolha do objeto de pesquisa em questão se deu pelo interesse em formação a distância, já fiz muitos cursos nesta modalidade e uma especialização onde pude conhecer os pontos positivos e negativos que tal formação traz consigo. Sobre o positivo vê-se que a flexibilidade em relação a horários é positiva, pois a vida atual, com trabalhos, estudos, exige presença física, o que acaba tolhendo a possibilidade de se frequentar faculdades presenciais, que exigem número de frequência para o aprendizado e para contabilizar exigências numéricas de um mínimo de presença, causando inclusive reprovação por faltas mesmo que se atinjam as notas máximas. Visão esta que tal modalidade põe em xeque, uma vez que resultados[3] como o do Enade de 2007, apresentam alunos de Ead à frente dos alunos da modalidade tradicional.
A formação a distância vem oferecer ao público, em sua maioria, adulta e já atuante no mercado de trabalho a oportunidade de receber qualificação a fim de inovar ou mesmo adquirir aprendizado e capacitação em sua área de trabalho. Tem acompanhado os profissionais ao longo da carreira como formação continuada, uma vez que estagnar na formação pode ser sinônimo de perder lugar num contexto tão competitivo como o mundo do trabalho atualmente.
Para Neves:
A incorporação de métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância ao cotidiano da escola pública representa uma estratégia para dinamizar o ensino, elevar seu padrão de qualidade e instrumentalizar professores e alunos, desenvolvendo neles atitudes autônomas e críticas, fundamentais para viver num mundo onde aprender é uma exigência permanente (1996, p. 34).
           
            É notável o grande número de matrículas em tal modalidade e, a cada ano aumenta avassaladoramente, também o cenário para grande disputa de mercado conforme atesta Giolo:
Das matrículas dos cursos de Pedagogia e Normal  Superior,  de  2006,  76,4% estão vinculadas a instituições privadas e 23,6%, a instituições federais e estaduais. Isso representa uma completa inversão de perspectiva, pois, em 2005, 55,5% das matrículas desses cursos estavam em instituições públicas; em 2004, 65,5%; em 2003, 79,1%; em 2002, 82,9%; em 2001, 100%. Isso significa, singelamente, que esses cursos são, hoje, uma  área  de  disputa  de mercado,  onde  se  trava  uma  aguerrida  concorrência  entre  a educação a distância e a educação presencial (2008).
           
            E quanto a formação de profissionais da educação? Quais são os números de busca por tal modalidade, a preparação satisfaz os quesitos formativos? No entanto, tendo em vista que a formação não é a mesma, mas recebe a mesma certificação, uma vez que não há diferenciação entre a modalidade EaD e a presencial, segundo orientações do MEC, deve-se então questionar, qual a qualidade que uma formação desta natureza oferece aos estudantes? Após a constatação de tal qualidade questionar se ela vem a atender a necessidade atual de formação contínua, isto é, se os professores aderem a tal formação, uma vez que ainda há preconceitos quanto aos seus métodos, suas práticas, suas diferenças etc. e na esfera da opção, onde se equipara as modalidades – EaD e presencial e se opta por uma, medindo apenas pela comodidade ou preços, não por aprendizado ou presença. Atualmente está se tornando raro conhecer um profissional da educação que em formação inicial não esteja conciliando aprendizado do curso e lecionando, nisto surge uma das explicações para o aumento de busca por formação EaD nas Licenciaturas. Os processos seletivos aceitam inscrições de alunos da 1° fase e na maioria dos casos eles lecionam, praticamente, o ano letivo todo.
            Esta reflexão pretende analisar o contexto em que a EaD está inserida na formação para Professores, onde tal educação responda aos parâmetros estabelecidos pela LDB e MEC, onde seja vista como uma solução para romper com a barreira da distância entre estudante e formação, uma vez que ela pode ser “acessada” em casa, com horário elaborado pelo estudante e tratar também sobre a opção, isto é, quando ela passa a ser mais uma opção frente às presenciais para não se deixar de adquirir formação e progresso em carreiras.
            Ao se tratar da Educação a Distância deve-se atentar para o contexto em que a Educação como um todo está se encaminhando ou já está inserida, hoje não há mais domínio de visões que levam a um preenchimento de tabulas rasas, há sim lugar para a interação, numa compreensão de incentivar à maior autonomia a partir daquilo que já sabe. Assim o estudante pode ser agente descobridor e facilitador de sua aprendizagem. Completa Otto Peters:
(...) então de um novo formato do processo de ensino-aprendizagem, “aberto, centrado no aluno, baseado no resultado, interativo, participativo, flexível quanto ao currículo, às estratégias de aprendizado e envio e não muito preso a instituições de aprendizado superior, porque pode também se dar nos lares e nos locais de trabalho.” (2004, p. 43).
           
            Tendo em vista que tal modalidade é contemplada na LDB nº 9394/96 nove vezes, nota-se que tem sua propriedade de valor e parcela de responsabilidade na educação, até numa perspectiva de recuperação do tempo que foi deixado de ter sido aproveitado na educação do país.
             Sendo que, conforme atesta Giolo ‘[...] os cursos de formação de professores passaram a disputar os alunos dos cursos presenciais, substituindo a sala de aula pela formação em trânsito, descolada dos espaços tradicionais de formação’ (2008, grifo nosso).
            Ao abordar a linha de Formação de Professores intenta-se discutir a qualidade da formação do profissional pela EaD, uma vez que o número de matrícula em tal modalidade aumentou em graus elevados, deve-se neste ponto questionar se a formação desenvolvida o capacita para atuar em sala, com pessoas, de ensinar, de despertar o interesse pelo conhecimento daqueles que lhe serão confiados. A formação pode se dar a distância, mas sua atuação será presencial e determinante para as futuras gerações. Pretende-se também discutir a busca pela formação continuada por tal modalidade, sendo esta uma grande possibilidade de autoformação, de avanço na própria qualificação profissional, uma vez que exige autonomia, pesquisa, empenho individual, interação – pilares da educação tecnológica e científica que se faz presente em todo o mundo na atualidade.
            Indo além, entra nas implicações sociais da ciência e da tecnologia na Educação[4], intenta-se evidenciar como são feitos o uso de tais tecnologias como ferramentas de aprendizagem, uma vez que com o acesso mais facilitado pela Internet nos tempos atuais as possibilidades aumentaram em grande escala. Há casos em que se cursa especializações em disciplinas com apenas 2 encontros presenciais num polo de atendimento da Instituição de Ensino.

APLICAÇÃO DA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO EAD.

                       
A pesquisa se deu em 18 questões abertas e fechadas e foi realizada em Escolas Municipais da cidade de Curitibanos/SC. A maioria que respondeu, pois era um pré-requisito ser formado ou estar em formação EAD pertence à Educação Infantil, ou seja, atua nos CEIS e Escolas que oferecem a alfabetização inicial.
A problematização deu-se ao analisar os dados da pesquisa e chegar à compreensão de que os professores que iniciam a formação das crianças e remete a um questionário que busca evidenciar a qualidade e a satisfação da formação recebida pela formação a distância, pois tal fase exige tal quesito.
Do sexo feminino foi o 100% das respostas da entrevista, sendo um número de 19 pessoas. Apresentando uma faixa etária de 12 pessoas entre 18 a 35 anos dando um total de 63% e sendo 7 pessoas ou 27% acima de 36 anos, isto é, a maioria sendo relativamente nova no mercado de trabalho e tendo recebido formação a distância.
95% dessas professores receberam a formação de ensino médio em instituições públicas, tendo apenas 1 ou 5% que recebeu a formação de ensino médio em educação privada. A duração básica foi de 12 anos, isto é, nenhuma dessas professores passaram por reprovação no período de formação básica. 100% delas cursaram a graduação em Ead nas instituições privadas com uma média de 3 a 4 anos para chegarem à conclusão.
Essas professoras atuam na rede pública de ensino na cidade de Curitibanos, SC, sendo 74% efetivas de carreira docente e 26% delas contratadas temporariamente, isto desvela que a formação em Ead não exclui as possibilidades de efetivação, até citado por elas que não há diferença para se inscrever ou para assumir os cargos, ficam em igualdade com os diplomas que foram recebidos de universidades do sistema presencial. Calculando a média em anos de atuação de todas as entrevistadas deu um total de 8 anos na carreira docente. Sobre a atuação em segmentos – 88% na educação infantil do berçário ao maternal III, 5% no Ensino Fundamental de 5° a 9° ano e 5% em Cargo de Confiança, como coordenadora de escola.
Num segundo momento, depois de se ter um perfil da figura pesquisada, as questões entraram nas relações com as práticas em sala, dos planejamentos, da formação se satisfatória ou dificultosa. Assim, 45% fazem uso dos PCNs para o planejamento de aula, 80% modelo pré-definido pela escola e 50% livro didático, lembrando que o professor poderia optar por mais de uma opção, quando faz uso de tais materiais para auxiliar o seu planejamento.
Ao ser questionado do porque a opção pela formação EAD, 55% respondeu que pelo preço ser de maior relevância em junção com o tempo que para se cursar precisa ser disposto, assim poderiam trabalhar e frequentar apenas encontros esporádicos para resolução de avaliações. 45% respondeu que pela qualidade, onde os matérias preparados seriam de alta qualidade, necessitando que o aluno se dedicasse a aprendesse com satisfação. 80% garantiu que a formação recebida o capacitou para atuar em sala de aula, do contrário apenas 20%, que sentiram grandes dificuldades. Dificuldades essas variando, na versão dos pesquisados de 75% pelo mau uso da Internet ou mau funcionamento e 15% por falta de atendimento e contato com o Professor Tutor.
80% afirmaram que a formação se dá em igualdade com o aluno de formação presencial e 70% recomendaria a todos que façam a formação pela Ead. Ao serem questionados se o método da educação a distância o incentiva a fazer mestrado e doutorado, 35% disseram que sim. 40% afirmaram sentir dificuldades para transitar da teoria para a prática, uma vez que mais teorizaram do que praticaram durante a formação. E 60% afirmou que a formação o capacitou para atuação no campo da pesquisa.
Ao serem questionados sobre os seus posicionamentos frente aos formados em educação presencial nas seleções para atuação como professores, 45% disseram que os ead ficam a frente, melhor colocados, e 5 % fica após, em colocações inferiores e 50% disse que há igualdade, não daria pra diferenciar, há seletivos em que ficam a frente, em outros ficam após, é relativo e independe da formação presencial ou ead.
100% desses professores que responderam ao questionário atuam em projetos escolares diversificados, exercendo atividades e funções além da sala de aula. 70% afirmou que assumem o hábito de pesquisa em sua área e complementam sua formação continuamente, em contrapartida 30% assumiu estar fora desse ambiente de pesquisa e inovação. A segunda prática se deveria a que? A formação ou o formado? Interesse ou desinteresse?
Encerrando a pesquisa 90% afirmou que procuram atendimento pedagógico semanalmente, o que pode suprir qualquer dúvida e deficiência formativa e 10% procura quinzenalmente, ou seja, os processos pedagógicos são acompanhados periodicamente e satisfatoriamente independente da formação do professor ter sido ead ou presencial.
Esse panorama sobre a formação do professor pelo viés da ead em muito leva-se a indagar, uma vez que a formação se dá em ambientes não presenciais, sem o contato direto com a figura humana e sim a virtual, isso pode ser um fator de complicação quando a prática for necessária. Também revelou que a formação docente pode-se antecipar pelo perfil da pessoa já anteriormente trabalhada na disciplina e no estudo, pois algumas afirmaram não sentir dificuldades em relação ao conhecimento ou à falta de prática, que se sentem profissionais realizadas e que otimizaram seu tempo pela formação ead.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

            A formação dos professores tem sido cada vez mais comum pelo meio da educação a distância, muito além dos limites de distância, isso pode ser visto como um facilitador para a busca de formação, conforme o título da necessidade, ela atende às demandas que visam suprir o déficit de formação de professores nas mais diversas áreas? Levando em consideração que possuir diploma não é a condição essencial para a realização do processo de ensino e aprendizagem.
            O segundo item a se destacar em reflexão seria a questão da qualidade. Ela assegura o embasamento teórico e metodológico para a atuação do futuro professor em sala de aula, com 30 alunos? O conhecimento ali assimilado satisfaz os requisitos básicos do conhecimento estudado? 
            E por fim quanto a questão da opção. O aluno podendo optar entre presencial e a distância, em qual vai cursar e por que? Um dos fatores que tem levado a escola pela ead é a questão do preço, normalmente 50% da mensalidade do curso presencial, ainda com menos tempo em sala de aula, menos trabalhos em grupos de alunos e muita atividade individual, online, tudo para se entregar pronto no dia do encontro presencial.
            Isso leva a refletir e deixar proposições para que se pense sobre tal prática e metodologia de aprendizado — o graduando pela ead aprende e apreende de fato, o que o diploma ratifica? Os alunos ead possuem o mesmo cabedal de conhecimento que os de ensino presencial? O acesso à informação garante a formação? Longe de apontar certo ou errado, esses processos devem estar presentes nas contínuas discussões sobre a formação docente, pois o aprendizado e o conhecimento que deve ser transmitido implicará no futuro da nação, então o futuro depende daquilo que foi aprendido satisfatoriamente para ser ensinado ao futuro condutor da sociedade — aquele que agora é o aluno.


REFERÊNCIAS

BRANDÃO. C.R. O que é educação. São Paulo:  Brasiliense, 2008.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. 5 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

FRANÇA, G. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da Educação a distância. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 55-65, jan./abr. 2009.

FRIGOTTO, G. (org). Educação e crise do trabalho: Perspectivas do final do século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

GIOLO, Jaime. A Educação a Distância e a Formação de Professores. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, set/dez 2008, p. 1211-1234. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a13.pdf> Acesso 14 Ago. 2012.

MORAES, M.C. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. In: Em Aberto. Brasília, 16 (70), p. 57 - 69, 1996.

NEVES, C.M. O Desafio Contemporâneo da Educação a Distância. In: Em aberto, Brasília, ano 16, n.70, abr/jun 1996.

NISKIER, A. Educação à Distância: a tecnologia da esperança, políticas e estratégias para a implantação de um sistema nacional de educação aberta à distância. São Paulo, Edições Loyola, 1999.

NOBLE, D. De volta à ruína? Ensino a distância, lucros e mediocridade. Le Monde Diplomatique,  abril  de  2000,  disponível  em:  HTTP://diplo.uol.com.br/2000-04,a1708.

PETERS, O. A educação a distância em transição: tendências e desafios. Trad. Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2004. Resenha de João Mattar Disponível em http://blog.joaomattar.com/2007/04/02/a-ead-em-transicao-otto-peters/ Acesso 15 Ago.2010.

SARAIVA, T. Educação a distância no Brasil: lições da história. Em Aberto, Brasília, DF, v. 16, n. 70, p. 17-27, 1996.



[1] Mestre em Educação pela Uniplac – Lages/SC. Licenciado em Filosofia. Para citação: SOUZA-POMIECINSKI, J.A.

[2] Pós doutora em Filosofia, Doutora em Educação. Mestre em Educação. Licenciada em Filosofia. Professora do Mestrado em Educação na Uniplac – Lages. Orientadora de José Antunes de Souza Pomiecinski.
[3] Aluno a distância vai melhor no Enade. Em 7 de 13 áreas onde comparação é possível no ensino superior, alunos de curso a distância superam demais estudantes. Levantamento do exame nacional mostra que vantagem nos primeiros anos de curso é ainda maior: 9 entre 13 áreas de ensino. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1009200701.htm>. Acesso 08 Nov. 2013.
[4] As tecnologias já fazem parte do cotidiano em sala de aula, não há mais opção de usar ou não. Em muitos casos até substituem práticas consagradas, como a própria leitura de um livro [físico], em boa parte das escolas  aluno ler  um livro seria a novidade, a inovação.







EEB Santa Teresinha - Filosofia da Educação - Prof. Msc. José Antunes de Souza Pomiecinski
- Curso de Magistério - Turma: 4.4



Leitura e compreensão de texto : PROMOÇÃO SOCIAL: A E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL DE QUALIDADE, DE NECESSIDADEE DE OPÇÃO. (SOUZA-POMIECINSKI, 2014)


1- Segundo a colocação de Giolo:

 "Das matrículas dos cursos de Pedagogia e Normal Superior, de 2006, 76,4% estão vinculadas a instituições privadas e 23,6%, a instituições federais e estaduais. Isso representa uma completa inversão de perspectiva, pois, em 2005, 55,5% das matrículas desses cursos estavam em instituições públicas; em 2004, 65,5%; em 2003, 79,1%; em 2002, 82,9%; em 2001, 100%. Isso significa, singelamente, que esses cursos são, hoje, uma área de disputa de mercado, onde se trava uma aguerrida concorrência entre a educação a distância e a educação presencial (2008)".

Explicite num comentário expressando o potencial: 1- qualidade, 2- necessidade e 3- opção.

2- Dê respostas a essas problemáticas:

a- A formação pode se dar a distância, mas sua atuação será presencial e determinante para as futuras gerações. (p. 671)
b- Os processos seletivos aceitam inscrições de alunos da 1° fase e na maioria dos casos eles lecionam, praticamente, o ano letivo todo.
c- "[...] então de um novo formato do processo de ensino/aprendizagem, “aberto, centrado  no  aluno,  baseado  no  resultado,  interativo,  participativo,  flexível quanto ao currículo, às estratégias de aprendizado e envio e não muito preso a instituições de aprendizado superior, porque pode também se dar nos lares e nos locais de trabalho” (2004, p. 43)."
 

Comentários

  1. Escola: E.E.B Santa Teresinha
    Alunos: Adriana da Cruz e Pablo Gomes.
    Série: 4°4 Magistério

    1. O potencial do curso a distância é o aluno, que desenvolve, pela sua vontade de agregar conhecimentos.
    Por assim dizer podemos afirmar que o curso EAD desenvolve, no aluno o ato de pesquisar. Mas é importante ressaltar que a falta de um mediador presente empede, que o aluno sane algumas dúvidas por este motivo podemos dizer que o ensino EAD nunca chegará a um potencial alto. a qualidade em um profissional formado pelo o ensino EAD, levanta certos questionamentos em relação aos procedimentos metodológicos do profissional formado 'a distância'. Mas podemos afirmar que o mediador formado na EAD é variável de profissional para profissional já que é ele mesmo quem controi seu ato didático.
    Vivemos em uma sociedade que nos toma tempo sendo assim algumas pessoas preferem o ensino EAD pela disponibilidade de tempo, considerando o fato de que 'o meu quarto pode virar a minha faculdade' (José Antunes 06.04.2016) reduzindo assim o tempo em sala de aula.

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  2. SAMUELLE DE OLIVEIRA E TAMARA MARINS CAMARGO.

    Resposta número 1:
    Na vida atual, em que nos encontramos hoje, optamos por algo que nos tome menos tempo e menos gasto. Por isso os cursos á distância vem se destacando na área da educação, pois nos trás disponibilidade de tempo, recursos online, onde o aluno estuda na comodidade de casa.
    A qualidade do curso acaba não sendo tão favorável ao aluno quanto á presencial, onde muitos recorrem a esse recurso, pelo baixo custo em relação as presenciais, apenas com o intuito de receber qualificação com o estudo favorecido pelo curso.

    Resposta número 2:
    a) Em relação á sua atuação, será de suma importância para as futuras gerações, pois terá que por em prática a metodologia adequada, que fará diferença nos ensinamentos passados.

    b) Nos processos seletivos, alunos que apenas começaram o curso á distância, já começam a atuar na área da educação, sem ao menos terem uma base no que vão encontrar em sala de aula, pois a maioria não chegarão aos estágios supervisionados, sendo que muitos que estão frequentando as salas de aula, como no magistério, com mais experiência acabam não tendo o mesmo privilégio nos processos.

    c) Temos uma nova forma de aprendizagem, hoje no conforto e na comodidade do lar, sendo essa, o curso de ensino a distância onde não precisa ficar preso a uma instituição de ensino superior, facilitando a vida de muitos, onde se pode estudar a hora que desejar e no lugar em que se sente á vontade, sendo poucas aulas presenciais e estando bem visado no currículo.

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  3. IANAYÊ NASSARA BUCK MITTELSTAEDT

    1) É grande o número de busca pela modalidade de ensino a distância. Porém, a preparação nem sempre é satisfatória, apesar de receber o mesmo certificado, uma vez que não há diferenciação entre as modalidades EaD e presencial para o recebimento do mesmo. Segundo orientações do MEC deve-se sempre questionar qual a qualidade que uma formação desta natureza oferece aos estudantes, ou seja, precisamos verificar se ela atende as necessidades atuais de formação contínua, tendo em vista que seus métodos e suas práticas ainda são bem diferentes da modalidade presencial. Sendo assim, hoje a necessidade de se trabalhar fora e ter uma formação superior faz se tornar ampla a oferta de vagas pelas modalidades a distância.

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  4. Nome: Cristiane kilin e Daniella Bastos;
    Serie: 4°4 Magistério;
    Escola: E.E.B Santa teresinha;
    1- No entanto,tendo em vista que a formação não e a mesma, mas recebe a mesma certificação, uma vez que há diferenciação entre a modalidade EaD e a presencial. A constatação de tal qualidade questiona se ela vem a atender a necessidade atual de formação continua porque tem muito preconceito quanto aos seus métodos,suas práticas,suas diferenças etc.
    EaD e presencial e se opta por uma comodidade ou preços,e não se importa digamos com a aprendizagem ou presenças, aonde temos profissionais que não estejam conciliando aprendizado do curso e lecionando e alunos que estão na primeira 1° e na maioria dos casos eles lecionam, praticamente, o ano letivo todo. A EaD está inserida na formação para professores, onde tal educação responde aos paramẽtros estabelecidos 671 pela LDB e MEC, onde seja vista como uma solução para romper com a barreira entre estudante e formação, ela passa a ser uma opção frente as presenciais para não se deixar de adquirir formação e progresso em carreiras, uma vez que o número de matrículas em tal modalidade aumentou em graus elevados, deve-se neste ponto questionar se a formação desenvolvida o capacita para atuar em sala, a qualificação profissional,exige autonomia, pesquisas, empenho individual, interação...

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  5. Jéssika Rech

    Acredito que a Educação a Distância abre espaço para diversos pontos de vista, gerando uma certa polêmica devido a seus pontos positivos e negativos. Do meu ponto de vista vejo que além da formação a distância é preciso ver quem é a pessoa que está fazendo este curso, para mim a EaD apenas te proporciona uma breve introdução do que deverá ser buscado e aprofundado pelo aluno, que muitas vezes pode pode tirar suas próprias conclusoẽs sobre uma matéria, por exemplo, de forma errada , por não ter a orientação de um professor na devida hora em que foi preciso. Hoje em dia a maioria das pessoas fazem esta escolha pela questão de tempo e disponibilidade, e acredito que mais ainda pelo fato de valores e certificado. Se a faculdade que eu poço pagar metade me garante um certificado igual ao presencial, por que eu vou pagar a mais? E ainda ter o compromisso de ir a faculdade todos os dias? Tenho experiência própria, fiz um ano de faculdade a distância , e resolvi deixar o curso para fazer o magistério, pois com mais alguns meses poderia prestar concurso e quem sabe lecionar, totalmente despreparada e sem saber o básico, como por exemplo fazer um planejamento.

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  6. SCHEILA PRADO E HELENA BETTIN

    RESPOSTA°1

    A formação de professores em cursos não presenciais forma profissionais muitas vezes não habilitado, mas por outro lado alguns tornam-se bons professores frequentando o mesmo curso.
    A qualidade de cada um vem de práticas e métodos trazidos muitas vezes de fora, alguns tentam se qualificar cada vez mais. Ao tratar da Educação a Distância refere-se a uma opção mais fácil de exercer a profissão de professor dentro de sala de aula, sendo muitas vezes mal capacitados.
    Enfim aprender e ensinar deve requerer muito esforço, desempenho e determinação em qualquer área que for estudar, seja ela presencial ou não, pois o educador tem de compreender que irá trabalhar com vidas pensantes e formadores de opinião.

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  8. 2-a)O professor deve ter a consciência de que a ,formação dele foi a distância,mas ele vai estar todos os dias lecionando ,estando presente na sala,e ele terá que fazer um ótimo trabalho.
    b) Quanto a está questão,deveria se rever, pois alunos na primeira fase não tem muito a oferecer aos educandos tirando a oportunidade de pessoas formadas , como por exemplo do magistério que já nos prepara muito bem para estra em uma sala de aula .
    c) Refere-se a educação presencial no qual há a troca professor e aluno . Centrado no aluno na qual leva-se em conta a participação porém é necessário o empenho do aluno.

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  9. Jéssika Rech

    a)Assim como qualquer outra faculdade que o objetivo seja de trabalhar com pessoas, deve ser feito uma análise do curso que se está fazendo, pois se futuramente a nossa profissão for trabalhar com computadores por exemplo, um erro será muito mais fácil de ser reparado do que quando se erra com pessoas.
    b)Sobre a questão de serem aceitas inscrições e depois professores para lecionar, com apenas a primeira fase, prejudica tanto o professor que não vai conseguir ter um bom rendimento no trabalho, nem em seu curso, e principalmente os alunos por terem um professor que ainda não está totalmente preparado para a sala de aula.
    c)Para mim o ensino deve ser aberto, interativo e participativo, mas o fato é que se a pessoa ainda não tem um bom embasamento daquilo que se escolheu estudar, o ensino a distância vai servir para ter um certificado e menos que a metade de conhecimento que ela poderia ter adquirido fazendo uma faculdade presencial.

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  10. E.E.B Santa Teresinha,2016 Alunas:Eliane Zanini, Rosenilda Guedes
    Na formação a distancia pode não ter uma boa qualidade devido a falta de recursos e incentivo, não tem cobrança, mas isso não quer dizer que não sejam formados otimos profissionais, pois aquele que realmente ama a profisão busca conteúdo, recursos,muitas vezes destaca-se entre aqueles que estão no ensino presencial.

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  11. Daniele Simon dos Santos
    Sandriléia de Oliveira
    4°4 magistério E.E.B Santa Teresinha

    2 - a)Pela LDB e MEC é vista como a solução para romper barreiras de distancia entre estudantes e formação. Tanto na EAD quanto a presencial o que se tem é teoria e nada de prática, por isso que muitas vezes os professores(alunos) que estão fazendo a EAD ou presencial chegam na hora de aplicar o planejamento não sabem, não tem prática.

    b)Os alunos que estão na primeira fase as vezes são chamados para lecionar ou ficar no lugar dos professores que estão de atestado ou qualquer outro tipo de problema. O que devia acontecer é que os alunos que estão na primeira fase não possam fazer inscrição para esses processos seletivo.Por isso que ainda hoje eles lecionam o ano todo,então que possa fazer o processo seletivo somente depois da quarta ou quinta fase.

    c)Os cursos de formação de professores passaram a disputar os alunos dos cursos presenciais substituindo a sala de aula pela formação em transito descolada dos espaços tradicionais de formação. Acredita-se que os alunos da EAD se dedicam mais porque podem estudar a hora que querem, como quiser, seja deitado, no quarto em qualquer outro local.Acredita-se que haverá maior desempenho do aluno EAD. Não será necessário estar em sala de aula todo dia, pode fazer seus trabalhos sem pressa e de maneira mais comoda para o aluno.

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  12. Jéssica Fernanda Weber Nascimento
    2-a)Independente da sua formação o que conta é o desempenho do profissional dentro da escola, a forma como ele atua e passa conhecimento aos seus alunos é o que importa,ele pode simplismente passar o que aprendeu,criando repetidores de ideias,ou pode formar seres pensantes,críticos,construtivos,formadores de opiniões e seres humanos melhores.

    B)Isso significa que estar cursando é muitas veses mas importante do que a prática,ou seja,se você tem o conhecimento é mais válido do que sua atuação.

    C)O aluno é objeto central,visando que ele aprenda da melhor forma possível,usando não somente o livro didático,mas também todas as formas cabiveis do aluno aprender,por exemplo formas lúdicas,conteúdo online,entre outros.

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  13. SCHEILA PRADO E HELENA BETTIN
    RESPOSTA N°2
    A)O professor deverá sempre estar atualizado proporcionando um aprendizado constante para cada aluno vendo quais suas habilidades e suas dificuldades para sim tornar-se um bom mediador da educação.

    B)O aluno da 1°fase muitas vezes não tem nem uma experiência dentro da sala de aula, pois a fase de estágios é mais para frente.Assim muitas vezes o aluno sai prejudicado no rendimento escolar.

    C)O aprender muitas vezes deixa a desejar,pois cada aluno renderá seu estudo da forma que quiser, aprendendo ou não ele se tornará um professor com diploma.
    A qualificação será de individuo para individuo, quem for esforçado conseguira alcançar seus objetivos na educação.

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  14. DANIELLE STOCKMANN E KAROLINE RAMOS
    SANTA TERESINHA 4º4 MAGISTÉRIO
    1- Nos dias atuais , existe uma grande discussão comparando a Educação a distância (EAD) e presencial :
    *Qualidade:Refere-se ao esforço do universitário ,em ambas as instituições sendo presencial ou EAD,posteriormente deveria se analisar a qualidade do ensino oferecido,as metodologias do curso e por fim exito no aprendizado. Mas a maior preocupação é a quantidade de profissionais formados não importando a qualidade do trabalho.
    *Necessidade:Hoje em dia o que mais importa e nos cerca é a competitividade e é exatamente o que o mercado da educação se tornou ;entramos em uma¨disputa¨ entre a EAD e a educação presencial.
    *Opção Certamente que se resulta em menos gastos uma educação á distância, por haver menas despesas com transporte, alimentação roupas e etc.. . Sendo que ele também poderá estudar o horário que desejar ,escolher se dedicar ou não,mas este ultimo ponto vem de cada aluno,pois já tem aquela fala¨O aluno faz a instituição¨Assim como é opção de cada um escolher EAD ou presencial,também é ele que decide ser um profissional que vai fazer a diferença, ou aquele que como vimos no vídeo vai ficar na ¨moita¨ .

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  15. E.E.B Santa Teresinha 2016
    Alunas: Neila Batista e Rosilda Goetten

    1- A Formação de professores pela EAD, tem sido cada vez mais comum, além de seus limites tem sido visto facilitador de formação ou vai depender da atitude e interesse de cada, porque pelo estudo os conteúdos são aplicados, se o sujeito quiser aprender mesmo ele vai se esforçar com pesquisas e tentar compreender o texto.
    A Qualidade do aprendizado é importante através dele o professor vai ter embasamento teórico e metodológico para transmitir seu conhecimento com sucesso e se sentir mas seguro.
    Quanto a questão da opção o aluno podendo optar entre presencial e a distancia em qual cursar é porque um dos fatores tem elevado a escola pela educação a distancia é a questão do preço.

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  16. (ANA CARLA PEREIRA DOS SANTOS E PATRÍCIA)
    1-Em relação a qualidade do ensino presencial e a distância, isso dependerá do aluno, claro que as presenciais exigem muito mais, enquanto que a distância o aluno tem que buscar mais, ir além daquilo que lhe é passado nos poucos encontros físicos com a sala de aula.
    No que diz respeito a necessidade, o curso a distância se torna uma saída para aqueles que trabalham o dia todo.
    No quesito opção na maioria dos casos se opta pelo EaD em virtude das facilidades, que a modalidade oferece, onde que se tem a comodidade de se''estudar em casa''.

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  17. Nome: Cristiane Kilin e Daniella Cristina Bastos;
    Serie: 4°4;
    Escola: E.E.B Santa Teresinha;

    Respostas número 2:
    a- Depende da vontade do universitário, de correr atrás da sua aprendizagem, de tecnologias e meios que avancem além daquilo que realmente já sabem, e a aprendizagem que ganham nas universidades a distancia são a base de tudo, mas precisam sempre ir adiante, pra adquirir mais conhecimentos e habilidades de ensino;

    b- Está reflexão pretende analisar o contexto em que EaD está inserida na formação para Professor, onde tal educação responda aos paramẽtros estabelecidos 671 pela LDB e MEC, onde seja vista como uma solução para romper com a barreira da distância entre estudante e formação, uma vez que ela ser "Acessada" em casa, com horário elaborado pelo estudante e tratar também sobre a opção, isto é, quando ela passa a ser mais uma opção frente as presenciais para não se deixar de adquirir formação e progresso em carreiras;

    c- tendo em vista que tal modalidade é contemplada na LDB n° 9394/96 nove vezes, nota-se que tem sua propriedade de valor e parcela de responsabilidade na educação, até numa perspectiva de recuperação do tempo que foi deixado de ter sido aproveitado na educação do pais. Sendo que, conforme atesta Giolo [...] Os cursos de formação de professores passaram a disputar os alunos dos cursos presenciais, substituindo a sala de aula pela formação em transito descolada dos espaço tradicionais de formação;

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  18. Eliane Zanini, Rosenilda Guedes
    Questão 2:
    A qualidade na atuação vai depender de cada profissional afinal não adianta ser rico de conhecimento se não consegue transmitir as futuras gerações, por isso acho importante cursar o magistério pois no curso superior ensina bastante a teórica, mas é nesse curso que tem a pratica com os estágios é possível se ter uma noção sobre como se deve atuar em uma sala de aula.

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  19. MÔNICA RODRIGUES

    Resposta número 2:

    a) O curso mesmo sendo feito á distância exigirá do profissional da educação, á dedicação e o diferencial no seu dia a dia. Fazendo valer seu certificado.

    b) Ainda há um despreparo em relação aos profissionais que estão iniciando a carreira acadêmica e profissional, pois os mesmos não tem base alguma de como lecionar.

    c) O ensino á distância veio para facilitar a vida dos alunos que buscam por uma formação superior, pois esta é flexível as sua necessidades.

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  20. E E B Santa teresinha
    Alunos Adriana da cruz e Pablo Gomes
    Série 4º4 magistério
    (resposta 02)
    Quer dizer que quem faz o ensino EAD tem que procurar correr atrás de pesquisa, tirar dúvidas, sendo que a falta de um mediador é importante e fazer uma falta enorme futuramente.
    Se o aluno fizer o ensino a distância, ele terá que correr atrás de tudo, do que tem feito em sala, pois na hora de aplicar ele vai ser presencial, e tem que ser feito um trabalho de qualidade.

    (02 Resposta B)
    A EAD está inserida na formação para professores, onde tal educação responda aos parâmetros estabelecidos pela LDB e MEC, onde seja vista como uma solução para romper com a barreira da distância entre estudante e formação, ela passa a ser opção frente as presenciais para não se adquirir formação e progresso em carreiras.

    (02 Resposta C)
    Ao se tratar da EAD deve-se atentar para o contexto em que a Educação como em todo está se encaminhando ou já está inserida hoje não há mais domínio de visões que levam a um preenchimento da tábulas rasas há sem lugar para a interação.

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  21. INDIANARA E JÉSSICA S.
    1- Segundo a colocação de Giolo, percebe-se que ao passar dos anos algumas pessoas, ainda que sejam poucas,preferem aulas presenciais, não desmerecendo ha à distância, mas talvez por necessidade do aluno de ter uma pessoa lhe explicando, exigindo, cobrando. Até mesmo por medo das aulas online não conseguir sanar suas dúvidas.
    Mas quando se trata de educação, sabemos que um professor pode "matar' uma turma inteira, sendo assim, uma pessoa que faz à distância pode ser que se destaque entre uma presencial. Além do aluno, as instituições não são as mesmas, o seu modo de trabalhar são outros, um aluno que faz somente online pode dedicar mais tempo, ou parte dele colhendo informações úteis para si, dependendo do seu interesse. Claro que são avaliados cujo nos dias de provas e estágios.
    algus escolhem á distância por necessidade como o valor da mensalidade é o que está em seu alcance no momento, ou até mesmo por não ter condições de se deslocar para outra cidade e manter-se. E há aqueles que somente por opção, não ter necessidade de sair todos os dias de casa, não gastar suas roupas, correr riscos durante a viagem e por poder estudar a qualquer lugar de sua residencia sem regra alguma.
    2-a- Qualquer pessoa pode se formar à distância. O número de pessoas que procuram se formar à distância é evidentemente bem maior dos que preferem a presencial, devido a mensalidade ser acessível e por questões de tempo também.
    O que vai diferenciar entre a faculdade à distância e a presencial é que à distância você vai ter um professor te auxiliando e tirando suas dúvidas quando você precisa, sendo assim, se você quiser realmente aprender e adquirir o conhecimento necessário, você deve tomar a iniciativa de pesquisar e ir atrás de respostas, pois em qualquer caso, se você tem vontade de aprender e age em busca do conhecimento, com certeza conseguirá atingir seu objetivo.
    É importante ter um professor presente, que possa dar auxílio ao alunmo quando preciso. Na pedagogia à distância, o professor não esta presente, sendo quase, ou impossível criar afinidade com ele, se tornando assim, bem mais complicado na hora de estagiar, pois você terá um estranho avaliando seu modo de trabalhar. E, como na pedagogia é muita teoria, se você não tiver a prática, será ainda mais difícil para concluir os estágios e o seu professor "estranho" provavelmente não irá te ajudar.
    B- Faltam bons professores nas escolas, pois os processos seletivos aceitam incrições de alunos que ainda estão cursando a primeira fase da pedagogia. Estes professores se tornam atuantes em sala de aula, mesmo sendo totalmente dewspreparados para assumirem uma turma, o que prejudica a qualidade do ensino.
    Para o ensino ser de qualidade é preciso também de professores de qualidade.
    É preciso de professores que busquem sempre o conhecimento e que saibam se auto avaliar, visando os melhores métodos de ensino, para que seus alunos tenham maior proveito e consigam compreender o conteúdo que lhe é transmitido.

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  22. Indianara e Jéssica S.

    C- Na educação à distância o aluno é livre para escolher seu método de aprendizado, pois ele não precisa se deslocar até uma faculdade e ficar sentado por horas estudando. Ele pode por exemplo, estudar em casa (deitado, sentado, em pé, etc.), da forma que ele quiser, pois como ele não precisa ir em uma faculdade, e em sua casa não tem um professor para lhe dizer o que fazer, ele pode optar por não estudar. E assim, tendo que pagar alguém para fazer seus trabalhos da faculdade, o que não seria o correto, pois o aluno vai estar enganando a si mesmo.
    Se o aluno não tem conhecimento para fazer seus trabalhos de faculdade, como ele pretende passar o conhecimento à seus alunos quando estiver atuando em sala de aula? Com certeza ele terá dificuldades quanto a isso. Mas como ao terminar a faculdade ele recebeu seu diploma, que se iguala a todos os outros ( tendo ou não o conhecimento), ele tem o direito de atuar em sala de aula. Porém, se ele não tem o conhecimento necessário, provavelmente não conseguirá atingir seus objetivos em sala de aula, causando uma defasagem no aprendizado dos alunos e também na qualidade do ensino escolar.

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  23. Roseli da Costa e Suellen da Silva Galon
    4°4 magistério E.E.B.Santa Teresinha

    2° a) Nesse ponto já é um caso a se pensar, se o aluno teve o ensino a distancia sem marcar presença, ele tem que estar ciente que quando for atuar em sala de aula terá que comparecer todos os dias, cumprir com seu dever de professor, não indo quando quer na atuação ele não poderá estipular seus horários e dias, pois como irá ensinar aos alunos se não comparecer, para ser um bom professor tem que saber cumprir com suas obrigações.

    B) Quando o aluno que faz o processo seletivo passa na prova, surge uma grande chance do aluno ser chamado, nas escolas para substituir o lugar de alguns professores é ai onde estram os alunos do processo seletivo, assim também vão aprendendo como se trabalha em sala de aula.

    C) Ensino centrado no aluno, tendo o professor como mediador, é ensino em que o aluno fala muito e o professor fala pouco. Deixar os alunos falarem implica, usar estratégias nas quais possam discutir entre si, apresentar os grandes grupos e produto de suas atividades colaborativas e fazer crítica. O aluno deve ser ativo e possívo,ele tem que aprender a interpretar significados, aprender a criticar e aceitar as criticas, percebe o critico e o narrativo de bom professor não leve a uma aprendizagem significativo, a uma aprendizagem de longa duração ai então leva o aluno ao aprender á aprender.

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  24. Karine Pereira Borges e Amanda Luana Horn

    1- Em questão de qualidade ambos recebem o material, o desempenho pessoal de cada aluna é que irá responder ao quesito de qualificação profissional, dependerá exclusivamente da autonomia, pesquisa, empenho individual e interação. Sua qualidade foi feita para que o aluno se dedicasse e aprendesse, 80% garantiu que a formação recebida o capacitou. A modalidade EAD tornou-se atrativa pela opção de ser acessada em casa, com horários de disponibilidade escolhida pelo aluno. Ela possibilita que o estudante seja seu próprio autor, descobridor e facilitador de sua aprendizagem.

    2- a)A formação a distância e presencial, ambas necessitam da prática, e sim uma prática dedicada, interessada e ativa, depende somente do profissional atuante.

    b)Ambas faculdades tem o mesmo valor lhe dão direito de estar exercendo a profissão mesmo em momento inicial.

    c)O processo EAD possibilita a auto aprendizagem, permitida de ser feita na comodidade da sua casa, seu estudo percorre o caminho escolhido pelo próprio estudante.

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