Filosofia Medieval - 2 ° ano 4

[...] é verdadeiro dizer, portanto, que amar um bem qualquer é sempre amar sua semelhança à bondade divina e, como é essa semelhança a Deus que faz que esse bem seja um bem, pode-se dizer que aquilo que se ama nele é o Soberano Bem. Amar-se a si mesmo será, portanto amar um análogo de Deus, isto é, amar a Deus.

ATIVIDADE.

Elabore um comentário sobre a frase acima e poste, lembre-se de argumentar baseado na temática - filosofia medieval, não apenas com compreensões do dia a dia.

Dicas de filósofos Medievais que podem auxiliar na elaboração do comentário:
1- Agostinho de Hipona
2- Tomás de Aquino
3- Boaventura de Bagnoregio


REFERÊNCIAS:
ANTISERI, Dario e REALE, Giovani. História Da Filosofia Patrística e Escolástica, v. 2. Trad. Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003. 335 p.

Comentários

  1. Vivemos em um mundo onde é fácil esquecer de Deus. Muitas vezes o adoramos sem perceber coisas banais desse mundo como: trabalho, namorado, amigos, time de futebol, jogos... Será que não estamos desejando muito mais do que a presença de Deus? "Para aqueles que tem fé nenhuma explicação é necessária, para aqueles sem fé nenhuma explicação é possível"
    Janara e Nayara 2º4

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Se você se ama você ama Deus , se você se mata ou comete um suicídio você não ama nem você nem Deus: Agostinho de Hipona: ter fé é acreditar nas coisas que você não vê , a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita, a verdadeira medida do amor é não ter medida.
    Andrielly , Anna Nayara , Palloma

    ResponderExcluir
  6. Sempre amar a deus em todas circunstâncias, pois foi ele quem nos fez e estamos vivos pela vontade dele, foi ele quem nos ensinou a amar o próximo a dividir e sempre ajudar. Sempre quando fazemos o bem recebemos tudo em dobro.

    '' A pessoa quem tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar''.
    Sandyelle e Sabrina 2°4

    ResponderExcluir
  7. amar a Deus,a si próprio,depois o próximo..."Amar a Deus sobre todas as coisa"
    nós somos a semelhança divina..."Se a existência de Deus,se a imortalidade da alma não fosse senão sonhos assim seriam as mais belas de todas as concepções do espirito humano"

    ResponderExcluir
  8. Você tem que amar a si mesmo,caso você cometer algum erro você não vai estar demonstrando que ama Deus. Como dizia o filósofo Agostinho Hipona: O pecado é amor de si mesmo,até o desprezo de Deus.
    Gabrielly Ribeiro e Kethelli Bittencourt. 2º4

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas