Ideias sobre o livro A Revolução dos Bichos.

Prof. José Antunes.
Para a turma 2.2 comentar.

O importante de uma leitura a partir da provocação filosófica é estar atento ao contexto, à trama ideológica, aos mandamentos, à ignorância em primeira versão, ou seja, inocência.

O ideal seria entender a busca, o sonho por uma liberdade que por fim, essa liberdade mesmo acaba tolhendo o sonho, tornando-a ainda pior que a condição vivida enquanto não a tinha.

Que o poder corrompe, é um fato. E mesmo num regime totalitarista, com traços de Nazismo, ou de Autocracia exacerbada isso se torna mais evidente. Mudar os mandamentos, tornando-os favoráveis a alguns é o passo a passo da derrocada.

Comentários

  1. Nome: Camila Kenoblau
    Turma: 2º2 E.E.B Santa Teresinha Ensino medio

    A moral da historia é que os animais parecem ser escravizados e tentam se rebelar para conseguirem seus direitos. Esses animais que queriam buscar seus direitos passaram a ser um pouco ignorantes, pois um grupo de porcos tomaram o poder jugando-se os mais espertos e colocando regras e varias opiniões para o convivio e resto dos animais da fazenda acataram essas ideias concordando com que os "comandantes" diziam. Esses porcos queriam mudar os poderes e ensinar os animais mais jovens a ler e escrever. Queriam ser mais inteligentes para demonstrar poder e somente eles poderiam dormir na casa maior e acordar 1 hora mais tarde.
    Nos dias atuais podemos notar que não é muito diferente. Por exemplo: um governante não que que as pessoas sejam mais inteligentes que eles porque se eles investissem mais na educaçao provalvelmente as pessoas seriam muito mais inteligentes e iriam reclamar de muita coisa,os impostos ,por exemplo. Essas pessoas fariam revoluções para melhorar a qualidade de vida e a diminuição dos impostos.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Juan Pablo
    Série:2º 2 EM
    E.E.B. Santa Teresinha

    O livro fala de uma revolução feita pelos animais de uma granja, devido a insatisfação deles com o mau tratamento de seus donos. Com isso, os animais tomam o poder e expulsam os donos da fazenda. A granja fica sobre a responsabilidade de porcos. Com o poder, passam a viver uma vida boa e a ser durões com seus demais companheiros, mais do que os humanos eram na fazenda.

    Moral

    A moral da história, a meu ver, é de que todo poder absoluto é corrompido. Qualquer um que chega ao poder muda seus ideais, esquece das promessas e fode o trabalhador comum.

    ResponderExcluir
  3. Bom eu entendi que nessa história, os animais são como todos os outros governados por seus donos e eram “escravizados”, um porco tinha um sonho de tomar o poder de lá para que todos os bichos pudessem terem direitos iguais, mais quem acabou realizando esse feito foram os outros porco. Tomando o comando daquele lugar os porcos começaram a ser como os humanos, queriam ter regalias em relação aos outros animais, como dormir até mais tarde, e comandar os animais etc. Eu acho que essa história explica como é realmente, pois o ser humano tem muita ambição sempre ele quer mandar e ser mais do que os outros, eu acho que na verdade isso já nasce com os seres humanos pois podemos ver que tanto no mundo animal, quanto com o homem sempre o mais forte o mais “inteligente “ acaba tomando o poder sobre todo o resto, e eu acho que foi exatamente isso que o livro quis passar.
    Nome: Angélica Morgana Schneider Série: 2ª-2 (EM)
    Escola: E.E.B Santa Teresinha

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nome: Mike Lucas Constantino
    Escola: E.E.B Santa Teresinha
    Série: 2º2 E.M
    Matutino

    Nesse livro Revolução dos Bichos fala de uma revolução feita pelos animais de uma granja, pois eles eram mal tratados pelo seu dono fazendeiro. Tudo começa quando o porco major tem um sonho, e ele comenta esse sonho com os outros animais, ele tenta transformar o sonho em realidade mas acaba falecendo, então quem realiza o sonho são os outros porcos, mas com o poder na mão eles se transformam como os humanos. Eles achavam que tinham o poder total então começaram a exigir mandamentos, impondo regras para os outros animais e se auto dando direitos. Isso tudo fez uma revira volta na fazenda e acabou não dando certo.

    Moral do livro: Os animais no livro são como os humanos na vida real, o humano tem muita ambição, ele sempre quer mais e mais, e quando ele tem mais que os outros ele se sente superior e despreza o outro fazendo-o como escravos impondo regras entre outras coisas. Quando o poder sobe a cabeça você esquece o que você realmente queria no passado e começa a só pensar em fama, dinheiro enfim ganância.

    ResponderExcluir
  6. E.E.B. Santa Teresinha
    Nome: Gabriela de Brito Fuck
    Série:2º2 matutino



    Major conta como foi seu sonho onde existia um mundo sem humanos, então isso levou os animais a organizar uma revolução para comandar os humanos e expulsar eles da fazenda.Todos os animais tinham traços marcantes de manipulação, alienação, rigidez, ignorância, dispersão, teimosia, entre outros. Os porcos então acabaram ficando no poder, levando isso muito longe e fazendo com que virasse uma disputa de poder entre os próprios porcos. Eles dirigem e supervisionam o trabalho dos outros. Os demais dão continuidade à colheita.Eles tinham como lema "quatro pernas bom, duas pernas ruim" e as ovelhas eram obrigadas a repetir isso horas e horas.
    Então a revolução dos bichos mostra uma realidade que até hoje acontece, que é toda aquela ambição pelo poder que agente se deixa levar acabando com a nossa postura enquanto cidadãos .

    ResponderExcluir
  7. E.E.B. Santa Teresinha
    Nome: Priscila Borges
    Série:2º2 matutino

    A moral da história seria que a ignorância dos bichos fez com que destruíssem totalmente seus planos de uma vida melhor. O erro de não terem seguido corretamente os mandamentos causou a discórdia entre os mesmos. Com a discórdia a insegurança veio a tona e os bichos perceberam que a presença dos seres humanos era fundamental no rendimento do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O livro a revolução dos bichos tem uma certa relação com a nossa sociedade atual. Sendo que no livro os porcos tomam conta e os outros animais ficam na deles. Na nossa sociedade os governantes mandam e nós acatamos sem dizer uma palavra , sem nenhuma perspectiva de melhoras.

    Fernanda Pereira
    2º2
    eeb santa teresinha

    ResponderExcluir
  11. Nome:Kamila Katchy Xavier Lopes
    Série:2º2 EM
    E.E.B Santa Teresinha - Matutino


    Os animais da história queriam a sua independência assim fazendo uma revolução,porque eles eram mau tratados assim escravizados por seus donos.Todos os animais tinham propostas como a manipulação.Os porcos assumem o PODER e expulsam os donos da fazenda.Em conta desse poder os porcos começam a dominar,não só a fazendo,mais sim como os outros animais.Eu entendo que a Revolução dos Bichos está relacionada com a realidade da sociedade de hoje,pois a sociedade nos mostra uma sociedade ambiciosa,tem os que mandam e os que obedecem,e os que tem poder sempre querendo mais,tendo o indivíduo como um servo.Assim vivemos,sem nenhuma proposta de melhorar sem ser desse jeito.O livro quis mostrar isso,que o ser humano quando tem o poder só tem o pensamento de amibição assim pisando em tudo e todos!

    ResponderExcluir
  12. Luis Gustavo Weber
    2°2 E.M
    E.E.B Santa Teresinha

    A moral da história é que na sociedade atual que vivemos, precisamos uns dos outros para que possamos desenvolver uma forma de pensamento melhor, para que não haja conflito entre os cidadãos que compõe nossa sociedade , pois juntos podemos mudar o mundo para melhor, ou também o espaço em que vivemos.

    ResponderExcluir
  13. Nome: Amábili Vieira Simões.
    Série: 2º2 EM
    E.E.B Santa Teresinha - Matutino



    Tudo começa quando o Major, um porco mais velho começa a falar, tentando, alertar os demais animais da injustiça que o Sr Jones fazia com eles, com as vacas, galinhas, cavalos, ovelhas, etc... Os animais ouviram atenciosamente tudo o que o porco tinha a dizer, logo depois debateram um pouco, e dois dias depois o major morreu.
    Mas os animais ficaram com cada palavra do major guardada, e começaram a fazer reuniões e cada vez mais unidos, depois de muitas reuniões e coisas, planos, os animais conseguiram expulsar o Sr Jones da fazenda, e ali eles estavam fazendo justiça, todos os anos de sofrimento, mais o Sr Jones não ia deixar barato a expulsão pelos animais, aí ele chamou uns amigos e tentou tomar tudo de volta, mais não conseguiu, os animais viraram donos de tudo principalmente os porcos que tinham casas grandes e tudo o que queriam e andavam sobre 2 patas. Tudo virou uma sociedade só, os homens jantavam com os animais e tudo.

    Assim como na vida real o livro mostra que não devemos usar as pessoas, passar por cima delas, no caso dos animais. Devemos viver em sociedade apesar das diferenças.

    ResponderExcluir
  14. Cláudia Goulart (:

    O sonho de um velho porco de criar uma granja governada por animais, sem a exploração dos homens, acabou com uma revolução.Com o passar do tempo, o socialismo animal dá lugar à guerra pelo poder. Napoleão expulsa Bola-de-Neve, por seus pensamentos muito socialistas. Napoleão instaura uma ditadura comunista-animalesca, bem amparado pelo seu assessor e marketeiro, Garganta, e bem defendido pelos seus nove leais cachorros.A partir daí, entre a alimentação que míngua, o trabalho que é sempre maior e mais cansativo, as escaramuças e negociatas com os humanos donos de outras fazendas, o descobrimento do whisky e a humanização dos porcos líderes, a então Granja dos Bichos volta a se tornar a Granja do Solar, como nos tempos de Jones.Essa história
    identificam exclusivamente com a atual política brasileira, mas sim, com o comportamento da política através dos tempos e as mudanças que ocorrem naqueles que sobem ao poder.

    ResponderExcluir
  15. Os animais da fazenda não estavam gostando do dono da granja, pois achavam que não estavam sendo tratados como mereciam,depois da morte do dono da granja eles assumiram o controle, plantando e etc, cuidando da fazenda, mas depois de um tempo eles viraram o quem eles não gostavam, andando em duas pernas fazendo o que um humano faria, a ambição e a ganancia que tiveram acabou a própria sociedade.

    Mauro César de Souza Júnior
    2°2
    E.E.B. Santa Teresinha

    ResponderExcluir
  16. Guilherme Morais da Silva
    2ª2
    E.E.B.Santa Teresinha


    Na minha opnião, A moral da historia, é que quando ganhamos o poder, ele pode nos cegar se não soubermos usa-lo, assim como os animais usaram para modificar os mandamentos, não devemos passar por cima das pessoas, pois juntos podemos fazer do nosso mundo um lugar melhor.

    ResponderExcluir
  17. Mariela Moraes
    2°2
    E.E.B. Santa Teresinha

    Ao meu ver o livro mostra o que todos nós buscamos para nossas vidas: o "melhor" pra nós mesmos. Os animais não queriam mais que os humanos os explorassem, queriam ser livres, tomar as próprias 'rédias' da vida. Então fizeram a revolução e criaram um tipo de mandamento onde todos tinham os devidos direitos. Até aí tudo bem, mas com o passar do tempo uns já não estavam satisfeitos de como era comandado a fazenda e a ambição pelo poder começou a crescer para alguns. No final, o que era pra ser de agrado a todos, foi a destruição deles, problemas muito piores do que a época em que os humanos os supervisionavam.
    Enfim, como eu ia dizendo esse livro mostra o que é a sociedade hoje. Todos nós dizemos que queremos direitos e justiças. Mas na maioria das vezes o que acontece é que só pensamos em nós mesmos e estamos nem aí pros outros. Que tem poder se dá bem e os outros o servem.

    ResponderExcluir
  18. Guilherme França
    2°2
    E.E.B.Santa Teresinha

    Para mim o livro mostra que o poder pode nos prejudicar mesmo que a gente queira o melhor para nós como os bixos que queriam igualdade com os humanos só que eles não se deram conta que o melhor para eles era viver com o humanos de líder deles.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Bruno Rodrigues de Lima
    2ª2
    E.E.B.Santa Teresinha

    O livro fala que o poder quando se adquirido pode subir a cabeça e não saberemos como usar, assim acabaremos nos prejudicando. Os animais usam para mudar o pensamento, não podemos e nem devemos humilhar ninguém.

    ResponderExcluir
  21. Diogo Coppini
    2º2
    E.E.B Santa Teresinha

    o livro fala sobre uma fazenda que tinha como proprietário o Sr. Jones, que nessa tal fazenda existia varias especies de animais, citando como exemplo: porcos, cavalos, galinhas e etc... em meio a todos esses animais existia um porco assim chamado como "Major" esse tal porco passa um pensamente em que a fazenda seria melhor sendo comandada por todos os animais, que o poder teria que ser dividido igualmente não importava a especie, sendo que ninguém teria mais poder do que qualquer outro, foi feito essa tal reforma na vida dos animais e dos humanos que ali viviam na fazenda, e os animais passaram a comandar a fazenda, mas nem tudo saiu como o combinado, depois de um tempo animais queriam ter mais poder que outros e isso tudo foi acumulando então a fazenda se transformou num lugar pior do que o mundo aqui fora, cheia de ordens e divisões.

    Resumindo, o livro mostra como o poder pode reagir quando sobe na cabeça do ser, ver que em sua volta vai se transformando em um ambiante cheio de humilhações e palavras ditas sem pensar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas