Projeto de Pesquisa no Ensino Médio Integal - EEB Solon Rosa.

Ideia inicial para realização de entrevistas que serão feitas pelos alunos de 1.1, 1.2 e 1.3 EMI Solon Rosa.
Professores: Janaina Xavier (Inglês) e José Antunes de Souza (Filosofia e Empreendedorismo).

A Leitura no processo de ensino aprendizagem é o fator primordial de condições para o sucesso das proposições que as atividades geram na vida de cada novo aprendiz/estudante. Descreverei a leitura em cinco atitudes.

Inicia-se pelo fator de sempre se ter que primeiro ouvir assim ouve-se muito antes como primeira forma de leitura de saberes vividos no meio em que se habita, primeiramente no seio da própria família. Interessante é ouvir, de fato, a leitura feita pela figura daqueles que ensinam o começo do ser na sociedade, a família. Ouvir o pai ou a mãe ler provocará a “curiosidade” e essa que acompanhará toda a busca por conhecimento durante toda a vida. Ao ouvir a leitura será despertada a vontade de fazer igual, pois a primeira forma de aprender é imitar.

Em segundo o fato de ver assim olha-se e enxerga-se as  dimensões de o que é uma coisa e o que é outra coisa. Não há mais plena igualdade entre formas, há variedades e elas passam a ser identificadas em suas singularidades.

Em terceiro o ato de entender assim no próprio aprendiz o conhecimento passa a ser reelaborado como uma propriedade própria, de seu próprio ser. Surgem os indícios de um modo ativo, não mais campo de ideias alheias, mas sim o passo seguinte onde a assimilação gera a própria identidade conhecedora.

Em quarto o ato de sintetizar, assim o aluno constrói a sua compreensão/versão de saber a partir das ideias já trabalhadas no olhar, ver do saber alheio e assume uma postura frente ao mundo, frente ao ser conhecedor.

E por fim, a quinta proposição é a de que expresse, aqui aquele que se propõe ao passo a passo já elaborado expressa o saber, aqui se autodenomina o trabalho médico, o filosofar do filósofo etc. É o auge de toda uma busca conduzida pela leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas