Manifesto Sobre Educação Básica

Cristovam recebe manifesto maçônico em defesa do Ministério da Educação de Base
Qua, 16 de Março de 2011 11:32 .O manifesto será entregue à presidenta Dilma Rousseff

Líderes dos Grão-Mestres das Grandes Lojas Maçônicas Brasileiras, com sede em 26 estados do país e no Distrito Federal, entregaram hoje (15), no Senado Federal, ao senador Cristovam Buarque manifesto que defende a criação do Ministério da Educação de Base e a federalização da Carreira Nacional do Magistério.

Presente ao encontro com o senador, o Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do DF, Mário Chaves, afirmou que a criação do Ministério é o primeiro passo para cuidar exclusivamente do Ensino Fundamental, inclusive no nível técnico profissionalizante, a fim de que possa haver significativa evolução na educação em nosso país, aperfeiçoar a qualidade do ensino, construir e reformar escolas, aumentar o número de horas estudadas diariamente por cada aluno, e criar a carreira de professor do Ensino Fundamental Federal.
Na conversa com Cristovam Buarque, os maçons afirmaram que o senador não estará mais sozinho nesta luta. Afirmaram também que todos os maçons, a partir de hoje, Dia Nacional pela Criação do Ministério da Educação de Base, serão soldados de um exército na luta pela revolução na educação.
O documento que propõe a criação do Ministério e da Carreira Nacional do Magistério foi assinado por todos os Grão-Mestres do país e enviado à presidenta Dilma Rousseff.
O senador Cristovam Buarque agradeceu a iniciativa e reafirmou seu compromisso com a revolução pela educação. Abaixo, a íntegra do manifesto:
Manifesto Maçônico - "A Educação é nossa bandeira primeira, visto que desejamos uma educação com qualidade, cidadã e que desperte o espírito empreendedor em nossos jovens.
Conclamamos os bons nobres parlamentares para um fundamental e importante debate ampliado do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, em especial no Congresso Nacional. Este que, na análise, enfatiza a Educação Básica que é fundamental para que toda criança e jovem tenha direito a um aprendizado com qualidade.
A priori apoiamos a proposta, como também a proposta de autoria do Senador Cristóvão Buarque, que no sentido de concentrar o Ministério da Educação na educação de base, deixando o ensino superior para um ministério próprio ou retomando a antiga idéia de absorvê-lo no Ministério da Ciência e Tecnologia, como fazem vários países.
Também defendemos o debate acerca da ideia deste em criar uma carreira nacional do magistério. Com esta e com um programa sério de qualidade educacional - que eleve prédios, construa quadras, melhore os equipamentos, vá fazendo horário integral - vai-se fazendo a revolução, sem necessidade sequer de mudanças na Constituição.

Conclamamos também os nobres parlamentares para um fundamental e importante debate ampliado acerca do parecer do Conselho Nacional de Educação nº 11/2010 que foi HOMOLOGADO pelo Ministério da Educação e está em vigência desde a sua publicação em 03/12/2010 (Data do Diário Oficial da União) no que tange ao assunto repetência e progressões.

A alegação do CNE (Conselho Nacional de Educação) é que a repetência ocasiona evasão escolar. Contudo, essa não parece à melhor solução, haja vista que pelos dados oficiais a repetência não chega a 5% (cinco por cento) em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Ademais, a nosso ver (salvo melhor juízo) a extinção da necessidade de aprovação acarretará prejuízo direto na personalidade da criança, à sociedade brasileira e ao próprio Estado (País).

A cultura, o ensino e o conhecimento intelectual são cada vez mais mitigados no Brasil e a não exigência de avaliação final para APROVAÇÃO como forma de seguir próxima série acarretará, no nosso entender, o empobrecimento do conhecimento e da educação no País.

Todos nós devemos ter compromisso com o ensino e aprendizagem. A cultura da escola deve ser a de oferecer todos os meios para que o aluno aprenda, utilizando de métodos, incentivos, complementação educacional no contra turno.

Assim, precisamos encontrar um caminho que permita o sistema aprovar com aprendizagem, e nisto a escola e os sistemas educacionais precisam estar preparados para que os alunos aprendam."

FONTE: http://www.cristovam.org.br/portal2/index.php?option=com_content&view=article&id=4060:cristovam-recebe-manifesto-maconico-em-defesa-do-ministerio-da-educacao-de-base&catid=13:educacionismo&Itemid=100044

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